quarta-feira, 1 de junho de 2011

C40 discute soluções verdes para as cidades

Começou hoje (01/06) em São Paulo a C40, a Cúpula que reúne os prefeitos das 40 cidades mais povoadas do mundo para discutir soluções para o aquecimento global. Participam do evento personalidades como Michael Bloomberg, prefeito de Nova York; e Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial.

A intenção do encontro é reunir os líderes de diferentes cidades para que cada um apresente suas ideias e soluções para diminuir as emissões de carbono nos centros urbanos e façam sugestões uns para os outros.

Qual seria, por exemplo, a sugestão do prefeito de Nova York para a cidade de São Paulo? Em entrevista coletiva, Bloomberg disse que o ideal seria o país diminuir o número de carros com combustíveis fósseis, estimulando o uso de veículos elétricos e outras fontes de energia.

Bloomberg sugeriu ainda o uso de ônibus maiores, capazes de carregar um número superior de passageiros, e movidos a eletricidade. Sobre o transporte público, o prefeito da cidade americana destacou também a necessidade de estimular os habitantes a abrirem mão do carro em favor do transporte coletivo. “O transporte público é a melhor solução, porém, a cidade precisa oferecer alternativas de boa qualidade para os moradores."

A tecnologia, destaca Bloomberg, é a grande aliada das cidades para oferecer um transporte público de melhor qualidade. Ele cita o exemplo dos faróis inteligentes da Big Apple. Quando um ônibus se aproxima do semáforo e não há pedestres para atravessar a rua, o sinal se abre, permitindo uma circulação mais rápida dos veículos. Outra possibilidade é a validação dos tiquetes antes de o passageiro entrar no ônibus, facilitando assim o embarque e desembarque nos veículos de maneira mais ágil.

Flexibilidade
Um dos entraves para a melhoria da vida nas cidades é a padronização das soluções. Segundo os prefeitos, as cidades acabam utilizando as mesmas soluções sempre, sem pensar nas diferenças entre elas.

Os representantes das maiores cidades do mundo destacaram a flexibilidade como algo essencial. Uma proposta levantada é a cobrança de valores diferenciados, de acordo com o horário em que o transporte público é usado. Na cidade de Melbourne, na Austrália, isso já é feito. Os passageiros que embarcam antes das sete da manhã não pagam a passagem. Mas será que essa seria a melhor solução para as cidades brasileiras?

Seja qual for a resposta, financiamento para bancar a ideia não deve faltar. Segundo Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial, a instituição tem todo interesse em atuar como um facilitador para a implantação de energias limpas, tanto que oficializou a assinatura de um memorando de entendimento com a cúpula do C40 para facilitar os canais de financiamento às iniciativas municipais focadas em garantir um crescimento sustentável.

O anfitrião do encontro, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, lembrou que, segundo os cálculos da ONU, 60% da população mundial estarão concentrados em centros urbanos até 2030. Ele pediu união para aprovar medidas efetivas. "Com diálogo e cooperação, podemos criar ações", disse Kassab, que acrescentou que "não há tempo a perder" para responder a questões como a gestão dos resíduos urbanos, a poluição, as deficiências do transporte público e os problemas sociais.

Também participou do encontro o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, que lidera a Clinton Climate Initiative (CCI), organismo vinculado à rede do C40. O ex-governante disse que "construir um futuro sustentável é o único caminho possível" e opinou que o investimento em projetos dirigidos a essa finalidade é uma "boa economia".

O C40 é celebrado a cada dois anos e tem o propósito de incentivar a cooperação internacional entre as grandes cidades para promover ações voltadas à preservação do meio ambiente.

Fonte: Agencia EFE

Nenhum comentário: