domingo, 19 de junho de 2011

A exuberância do Rio São Francisco


O Rio São Francisco nasce nas entranhas da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e ganha em volume com a chegada dos afluentes até desaguar no Atlântico. No meio do caminho, traz vida para o Nordeste brasileiro e oferece mais um presente à região: o turismo navega em suas águas.

O homem busca o progresso. A natureza resiste, se transforma, oferece novos cenários, incríveis espetáculos. Na construção da Hidrelétrica do Xingó, considerada a terceira maior usina hidrelétrica nacional, os dois alcançaram o consenso. O Rio São Francisco mudou seu desenho, a geografia decorou-se para o turismo.

Onde antes o Velho Chico serpenteava, formando corredeiras e cachoeiras, num ambiente hostil e leito inavegável, o cenário mudou. Brotou da construção da hidrelétrica o lago do Xingó, que permite ao homem singrar pelas águas do Rio São Francisco num trecho paradisíaco do quinto maior cânion do mundo.

A construção da barragem da Hidrelétrica do Xingó deu origem a um reservatório com 65 quilômetros de extensão em pleno semiárido nordestino. As corredeiras do rio deram lugar a águas calmas e navegáveis, viabilizando inesquecíveis passeios de catamarã, lancha ou escuna num labirinto de imensas formações rochosas, que inspiram respeito e admiração ao contemplá-las. Alagoas e Sergipe dividem este presente com o turismo. Melhor dizer que se irmanam para colher os frutos da chegada dos turistas de todos os cantos, que se rendem ao cenário.

A paisagem é deslumbrante. A natureza se revela plena de beleza. O visitante agradece e percebe que é possível o progresso sem abrir mão da perfeita criação. Antes ou depois de percorrer o Cânion do Xingó, o turista tem a oportunidade de conhecer Piranhas, que fica a 12 quilômetros.

A Lapinha do Sertão oferece arquitetura preservada, delícias à mesa, riqueza em arte e cultura e o principal: histórias e lendas do cangaço. Afinal, foi o ponto de partida para o cerco que exterminou o bando de Maria Bonita e Lampião, o Rei do Cangaço.

Fonte: Canion do Xingó\ A exuberancia do Rio São Francisco\ Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário: