sábado, 11 de junho de 2011

Projeto reordena a Beira Mar de Fortaleza


O arquiteto e urbanista Fausto Nilo apresentou alguns detalhes da proposta que indica melhorias para a área

Mudanças urbanísticas da Beira-Mar foi um dos temas discutidos ontem, no último dia do Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos, realizado entre os dias 8 e 10, na Fábrica de Negócios, na Praia de Iracema.

O arquiteto e urbanista Fausto Nilo apresentou em palestra para um público de cerca de 500 pessoas, entre estudantes, profissionais e interessados no assunto, alguns detalhes da iniciativa vencedora do Concurso de Ideias. O palestrante informou que o projeto já foi entregue à Prefeitura, faltando apenas a sua apresentação para a população. A ação, que teve a participação também dos arquitetos Ricardo Muratori e Esdras Santos, prevê importantes intervenções no espaço compreendido entre o Mercado dos Peixes e o Ideal Clube.

Benfeitorias

Restauração ambiental, áreas destinadas à prática de esportes a qualquer hora do dia, plantação de mais 1.500 árvores, espaço correto e acessível para os pedestres e ciclistas e reestruturação e ampliação das faixas da avenida, são algumas das principais mudanças que a Beira-Mar deverá sofrer com o projeto arquitetônico.

Segundo Fausto Nilo, a ação é uma grande obra que será realizada na orla de Fortaleza, oferecendo assim à população mais acesso ao local. Para o arquiteto e urbanista, o projeto inédito é o maior já feito na Capital cearense. "A orla de Fortaleza apresenta problemas que são visíveis em grandes cidades do mundo. Contudo, esse tipo de ação vem para mostrar que é possível reabilitar e reestruturar essas áreas que são, muitas vezes, mal utilizadas ou, até mesmo, ignoradas", comenta Fausto Nilo.

Outras áreas

O arquiteto explica ainda que muitos espaços de Fortaleza necessitam receber intervenções. O Centro da Cidade e os Riachos Pajeú e Jacarecanga são alguns deles. "O Riacho Pajeú é considerado o marco zero de Fortaleza, mas nós não temos acesso, pois ele está em uma área privada. Há grandes bloqueios que impedem um maior diálogo da cidade com a sua orla. Portanto, é fundamental que eles estejam abertos e disponíveis", afirma. Além de Fausto Nilo, o Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos contou com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais.

Ao todo foram seis palestrantes brasileiros e quatro estrangeiros. De acordo com o arquiteto, urbanista e membro da comissão organizadora do evento Epifanio Almeida, o evento atingiu os seus objetivos que foi reunir profissionais de diferentes países da América Latina com novas ideias e inseridos em realidades comuns e debater temas ligados aos problemas urbanos com um público de diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. "O fórum foi uma oportunidade para que os arquitetos apresentassem técnicas construtivas racionais a fim de solucionarem problemas sociais comuns. Tivemos o cuidado de escolher perfis diferentes daqueles que estamos acostumados a ver e de trazer arquitetos envolvidos com a produção teórica para que acontecessem as discussões".

Fonte: Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário: