quarta-feira, 5 de março de 2008

Praia de Icaraí pode ser interditada em Caucaia

Três toneladas de combustível equivalem a 360 campos de futebol, segundo notícia publicada no Diário do Nordeste, desta data. A coordenação de Gestão Portuária do Porto do Mucuripe estimou que de uma a três toneladas do combustível foram espalhados no mar com o acidente. Para se obter uma dimensão do que representa esse total, o Diário do Nordeste consultou o físico Josué Mendes Filho, chefe do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo ele, três toneladas correspondem a 3 milhões e 600 mil metros quadrados. Como disse, isso corresponde a 360 campos de futebol. E, no caso, é possível que a mancha ainda se estenda, atingindo outras praias. “A mancha pode dar a volta ao mundo”. Isso é possível devido à dispersão causada pelo vendo e ondas.

“O óleo se dispersa pela turbulência do vento e do mar, mas tende a se juntar de novo. O vento empurra para terra, de dia e de noite, o que não ficou na praia é empurrado para o mar”. Apesar do estimado, Eduardo Santos, da Brasimar, acredita que a quantidade foi apenas de 300 litros.

Na opinião deste blogspot, a empresa citada esta mais preocupada com os danos materiais nas embarcações que ao meio ambiente que atingiram diretamento 10 quilometros lineares do litoral do Municipio de Caucaia, de Icaraí em direção ao Cumbuco. Com a palavra o Prof. Antônio Cândido Neto, Presidente do IMAC/ Instituto do Meio Ambiente de Caucaia. O espelho do conjunto de atitudes que podem ser tomadas é o desastre do Exxon Valdez, no estreito de Behring, no Alaska.

Nenhum comentário: