quinta-feira, 27 de março de 2008

Vila Mosquito, em Caucaia teve seu projeto de requalificação urbana e ambiental aprovado pelo PAC


A Vila Mosquito, no bairro Parque Tabapuá, em Caucaia, teve seu projeto de requalificação urbana e ambiental aprovado hoje pelo PAC/ Plano de Aceleração de Crescimento do Governo Federal. A avaliação foi feita pela GIDUR/ CEF. Gerencia Regional de Desenvolvimento Urbano da Caixa Economica Federal, em Fortaleza, nesta mesma data de sua apresentação.

A proposta, elaborada pela equipe Ibi Tupi Projetos e Consultoria, para a SEINFRA/ CAUCAIA, coordenada pelo Professor/ Arquiteto José Sales, foi realizada em prazo recorde, sugere o reassentamento de parte de uma população hoje localizada em área de risco ambiental e social, dentro da APA RIO CEARÁ e em outra parte localizada de forma irregular na faixa de domínio da Rodovia BR 222. Consequentemente teremos o início de recomposição do bioma do manguezal, naquela situação específica que alcança algo da ordem de 30 hectares.

A proposição é inédita, porque pela primeira vez se coloca a recuperação de um patrimonio ambiental "pari passu" com a requalificação de populações assentandas inadequadamente dentro de uma área de proteção ambiental. Este é um primeiro passo para recuperação do bioma manguezal do Rio Ceará. Esta seria uma primeira etapa de realizações.

Cinco grandes feitos foram conseguidos com esta aprovação. Primeiro: a proposta foi realizada, em tempo recorde. Segundo, a mesma foi aprovada quando da sua apresentação, o que é algo inédito, dados os rigores da verificação de adequabilidade da GIDUR/ CEF. Terceiro: a proposta está inclusa no PAC/ Habitabilidade. Quarto: pela primeira vez, nop Estado do Ceará, as pessoas vão ser retiradas do manguezal e colocadas em melhores condições de habitabilidade e condições de moradia digna. Quinto: de forma inédita será iniciada a recuperação do bioma do manguezal, da APA RIO CEARÁ.

Nenhum comentário: