sábado, 1 de março de 2008

Para olhar os pássaros de Fortaleza

Acordar com o canto de um pássaro não é privilégio apenas de quem mora no Interior. É bem provável que você não tenha percebido, mas há muitas aves em Fortaleza, principalmente nas áreas verdes que ainda restam na Capital. Excelente reportagem especial do Jornal O POVO, a ser publicada no Domingo 02/03/ 2008. Feita pelo jornalista Tiago Braga.

Podem ser encontradas, em Fortaleza, pelo menos, 20 espécies de aves, de acordo com o Professor de Ornitologia da UECE/ Universidade Estadual do Ceará, Luís Gonzaga Sales Júnior, um dos autores do livro Aves da Caatinga. Na lista, bem-te-vi, rolinha, sanhaço, rouxinol, sibite, beija-flor, periquito, jandaia, bico-de-lacre, garça, tetéu, pardal, coruja, entre outras. "Cada espécie tem o seu nicho ecológico.

"O rouxinol gosta de se enfurnar em beiral de telhado. O sibite costuma fazer ninho em baixo da lâmpada. Tem também a lavadeira que gosta muito de água e pode ser encontrada perto da piscina. O siriri pode ser visto perto de frigoríficos porque dá maior valor comer resto de carne. Já as rolinhas ficam muito em árvores. E tem as corujas à noite", enumera Carlos Henrique Nogueira, membro da União Cearense de Ornitologia e apreciador de pássaros desde 1981. Canto

Muitos fortalezenses ainda acordam com o canto dos pássaros. "O bem-te-vi começa logo de manhã cedo. É muito agradável o som. Tranqüiliza a gente. Faz bem", conta Sandra Gadelha, professora da Uece que mora na Aldeota. No jardim da casa da cabeleireira Maria Ferreira dos Anjos, no bairro Lagoa Redonda, também costumam pousar pássaros de "diferentes tamanhos e cores". "Eu acho lindo. Admiro muito a natureza. Fico olhando e conversando. As rolinhas são as coisas mais lindas do mundo."

Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: