segunda-feira, 31 de março de 2008

A opinião da equipe deste blogspot


Desde o inicio de 2005 que vimos trabalhando, sob orientação do Prof. Gero Hillmer, da Universität Hamburg e apoio do IPHAN e da parte da 4ª Superintendencia Regional do Ceará e, com o apoio da própria Reitoria da Universidade Regional do Cariri, na consolidação de uma proposta de proteção e preservação deste incomensurável patrimonio geológico, paleontológico, paisagístico e cultural que é a Bacia Sedimentar, através do conjunto de proposições englobadas pelo GEOPARK ARARIPE, que envolve aspectos de todas as ordens que vão dese a estrita proteção, a instalações de museologia e pesquisa até um denso roteiro de educação ambiental.

Os primeiros passos foram dados com o reconhecimento da UNESCO que esta região é um dos principais sítios de interesse do ambito da geologia e paleontologia em todo o mundo, notadamente do Periodo Cretáceo, a partir da formulação do "Application Dossier for Nomination Araripe Geopark, State ofe Ceará, Brazil".

Outros passos foram dados com o recebimento do Premio Rodrigo Mello Franco de Andrade, por parte da URCA, pela relevancia da proposta. Outros passos se referem a insistencia, da nossa parte, em relevar estes aspectos ao staff do Governo do Estado e a própria URCA e com especial detalhe à Secretaria Estadual das Cidades e aos consultores do Banco Mundial, que periodicamente nos visitam e também ao Ministério da Ciencia e Tecnologia.

Colaboramos ainda na formulação de um detalhado Plano de Ordenamento e Estruturação do GEOPARK ARARIPE (E de outros documentos que podem ser vistos em detalhe neste blogspot) feito com todos os ditames e recomendações da própria UNESCO e de proposições acessórias em diversas instancias de solicitação de recursos de fomento e financiamento a estas ações anteriormente descritas - Banco Munidal, Ministério da Ciencia e Tecnologia, Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado do Ceará, Programa Petrobrás Cultural e até junto a iniciativa privada.

Mas infelizmente as respostas e notadamente a repostas institucionais não tem vindo com a velocidade requerida que valorize e protega este nosso patrimonio e iniba a sua predação, renitente deste os idos de 1.800. A cada dia cada surgem novos problemas,impedimentos e até crimes ambientais que tem que resolvidos e superados.

Aguardamos a consolidação do GEOPARK ARARIPE como um Programa de Governo do Estado do Ceará e o início de uma trajetória de consolidação do que foi proposto, em detalhe no seu Plano de Ordenamento e Estruturação. E por outra, ressalvamos que continuaremos, aqui neste blogspot vigilantes sobre os acontecimentos ligados a este tema e estas situações.
Imagem de uma das lavras de Pedra Cariri, em Nova Olinda, dentre as centenas existentes na região da Bacia Sedimentar do Araripe, de onde saem periodicamente parte dos fósseis que são contrabandeados para todo o mundo e abastecem os museus e coleções internacionais. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: