domingo, 2 de março de 2008

Orla marítima de Fortaleza ³


O PROJETO ORLA é uma iniciativa do Governo Federal que pretende ordenar e estruturar o litoral brasileiro, notadamente em suas situações urbanas, mais pressionadas pela ocupação indevidas de todas as ordens, notadamente por populações carentes que as transformam em micro áreas de risco social e ambiental.

Muito se esperava do PROJETO ORLA, aqui em nossa cidade de Fortaleza, quanto aos seus resultados, na medida em que existem mais duas dezenas de proposições parciais de requalificação da orla municipal feitas no decorrer dos últimos 30 anos e, nenhum plano geral de ordenamento e regulação mesma.

Mas, infelizmente, nenhum resultado mais efetivo até agora se consolidou a partir do desenvolvimento do mesmo, de forma que proposição de bom termo e com boas soluções urbanísticas e ambientais, como o PROJETO COSTA OESTE, que pretendia a requalificação integral da orla oeste de Fortaleza, dotação de infraestrutura urbana, remoção de áreas de risco ambiental e social, melhoria de acessos e mobilidade foram colocadas de lado, sumariamente, sem justas explicações técnicas à população.


Imagem da orla marítima de Fortaleza, na Praia das Goiabeiras, com registro da obra inacabada do PROJETO COSTA OESTE, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, a partir de 2002/ 2003, suspensa por negociação com a Prefeitura de Fortaleza, em 2005. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: