domingo, 2 de março de 2008

Orla marítima de Fortaleza ²


O olhar da cidade sobre a nossa orla marítima deve se transformar em uma direriz estratégica da próxima gestão municipal. São 34 quilometros de litoral, entre a Barra do Rio Ceará e a Barra do Rio Pacoti, talvez um dos nossos maiores ativos ambientais de Fortaleza, onde não há mais nenhum metro linear onde a utilização do homem não tenha sido danoso predatória, notadamente nos últimos 25 anos, quando a ocupação da mesma tem dado de forma acelerada, de forma ilegal e irregular, embora "consentida" pelo poder público que fechou os olhos ao que ali acontece, em todos os ambitos.

A sugestão que encaminhamos ao Diário do Nordeste e ao Sistema Verdes é para uma série de reportagens sobre esta nossa extensa. Dados detalhados existem no Inventário Ambiental de Fortaleza, denominação compacta do Inventário Ambiental dos Sistemas Hídricos e Orla Marítima, elaborado sob coordenação de professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ UFC, para a própria Prefeitura de Fortaleza, entre 2002/ 2003.

Imagem da orla marítima de Fortaleza, nas imediações do bairro do Pirambu, publicada no Inventário Ambiental de Fortaleza, que mostra claramente parte do sistema de drenagem, onde o mesmo existe, chegando à praia e as contribuições de dejetos sanitários e águas servidas, comprometendo o meio ambiente e salubridade. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: