segunda-feira, 31 de março de 2008

Dengue é um problema de Saúde Pública

Dengue, em Fortaleza, é unicamente um problema de Saúde Pública. Estamos em 2008 e desde a Revolução Industrial se sabe e registra que existem cada vez mais problemas de Saúde Pública em nossas cidades, por conta das graves questões de habitabilidade, notadamente em nossas maiores situações urbanas.

Em cidade do tamanho da nossa, com seus quase 3 milhões de habitantes, no presente a quarta maior concentração urbana brasileira.implantada sobre uma planicie de dunas entremeada de riachos, lagoas e pequenos açudes, há mais de 20 anos se sabe que dengue prolifera na quadra invernosa e as providencias que deveriam ter sido tomadas previamente a estas, não o tem sido nos útlimos anos.

Em Fortaleza, existem mais de 105 áreas de risco ambiental e social, ocupando inadequadamente situações de espraiamento das bacias hídricas, sujeitas a consolidar um processo epidemico grave. O poder público tem que agir conforme sua responsabilidade. Campanhas de conscientização são necessárias mas não suficientes.

Nenhum comentário: