quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Morreu o Professor Expedito Parente

Faleceu na madrugada desta terça-feira (13), no Hospital São Carlos, em Fortaleza, o engenheiro químico responsável pelo desenvolvimento do biodiesel, Expedito José de Sá Parente.

O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)faleceu aos 70 anos, em decorrência de complicações durante uma cirurgia para tratar de diverticulite, de acordo com informações da universidade.

Expedito Parente foi responsável pela primeira patente mundial da produção de biodiesel por meio da transesterificação, a partir de plantas oleaginosas.

A tecnologia, pesquisada pelo cearense de modo pioneiro no final da década de 70 e patenteada nos anos 80, tardou a ser reconhecida no Brasil, tendo sido explorada no cenário internacional, o que já rendeu a seu idealizador o reconhecimento da Organização das Nações Unidas, do governo norte-americano, de empresas como a Boeing e agências como a Nasa.

Avesso a personalismos, Parente considerava que o mais importante é a popularização, em escala global, da tecnologia do biodiesel.

O professor acreditava que o combustível tinha três missões a cumprir: ambiental (substituindo os derivados de petróleo), estratégica (colocando o Brasil em iminente posição de destaque no cenário internacional na nova era da energia limpa) e, principalmente, social, por se tratar de um combustível com potencial para gerar a paz, e não a guerra, além da distribuição da riqueza, ao invés de sua concentração.

Nenhum comentário: