domingo, 4 de setembro de 2011

Prefeita que criticou criticou o Aterro de Juraci, vai fazer o mesmo na Beira Mar

Com o título “A História escrita pelos vencedores”, eis artigo do jornalista Luiz Henrique Campos, do O POVO. No texto, ele aponta a velha contradição das nossas esquerdas: quando está na oposição, questiona tudo de quem está no poder mas, quando está no poder, repete os mesmos passos daqueles que foram criticados no passado. Confira:

Revisitar a história, além de prazeiroso, é sempre um grande exercício no sentido de se corrigir erros e apontar para mudanças de rumos e conceitos. Faço essa breve reflexão depois de ler no O POVO matéria sobre o projeto que prevê a engorda de trecho de praia na Beira Mar proposto pela Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com a maquete, o trabalho, que faz parte da ação de requalificação urbana da área, estabelece o aterramento de 80 metros em extensão de até 1.300 metros, no trecho localizado entre a Desembargador Moreira e a Rui Barbosa. Com base na maquete, não há dúvida de que o projeto é grandioso e bem interessante.

A referência à questão histórica, todavia, se faz necessária, pois, em 2000, Fortaleza vivenciou polêmica quando do projeto de aterramento de trecho da praia de Iracema. Na época, o então prefeito Juraci Magalhães quase foi imolado em praça pública por levar adiante o projeto. Não faltaram críticos a detonar a obra sob os mais variados argumentos, desde a questão ambiental até a possibilidade do local vir a servir como espaço de especulação imobiliária. Houve quem prognosticasse que o aterramento não resistiria cinco anos e que a verba gasta ali estaria sendo jogada fora.

Pois bem, já se vão mais de 10 anos, e a obra, que de forma pejorativa chegou a ser chamada de aterro do Juraci, virou cartão-postal da cidade. Em vista disso, mudou de nome, passou a ser conhecida como aterro de Iracema – mais charmoso, ou aterrinho, de forma mais íntima.

O interessante é que muitos dos críticos daquele tempo estão hoje na Prefeitura ou são ligados à gestão municipal. Desses, nenhuma autocrítica. Ao contrário, agora pretendem promover aterramento bem maior do que o realizado pelo velho Juraci.

Para o futuro, se tudo der certo, ainda ficarão com o mérito de terem criado um dos réveillons mais famosos do País, bem como ampliado a faixa de praia da Beira Mar. É, não há dúvida de que a história é mesmo escrita pelos vencedores.

*Luiz Henrique Campos, lhcampos@opovo.com.br

Editor-adjunto do Núcleo de Conjuntura do O POVO

Nenhum comentário: