sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cariri dos Artistas


Promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), a 12ª Mostra Cariri de Cultura será aberta hoje com uma palestra de Ariano Suassuna. Até o dia 17, a região vai ser o epicentro de difusão da cultura nordestina no Ceará

Mais de 700 artistas, centenas de espetáculos de teatro, dança, música, além de exposições de arte e cerca de 200 pessoas trabalhando só na parte técnica. Já está tudo pronto para a 12ª edição da Mostra Sesc Cariri de Cultura, que acontece de hoje até o próximo dia 17, no Cariri; e, entre os dias 19 e 21 de novembro, em Fortaleza.

A abertura do evento acontece, hoje, às 19 horas, com uma aula-espetáculo do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, na sede da antiga RFFSA, no Crato. O escritor vai falar sobre a riqueza da cultura popular nordestina.

Nada mais oportuno, já que, segundo o gerente de comunicação e marketing da Mostra, Caio Quinderé, a iniciativa tem como um de seus objetivos principais valorizar e difundir esta tradição e, ao mesmo tempo, promover um intercâmbio entre artistas - não só do Brasil, mas também de diversos outros países.

A Mostra Sesc Cariri de Cultura, já consolidada no calendário nacional, tem sido um dos elementos de propagação e divulgação da arte e da cultura no País. O evento reúne, no sul do Estado, núcleos de literatura, música, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, meio ambiente e artes visuais.

Durante a realização da Mostra, dez municípios irão compor o quadro geral do festival: Crato, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte - que compõem os quatro polos principais do evento -, Missão Velha, Campos Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi. Estes últimos farão parte do Circuito Patativa do Assaré.

Outro destaque da programação é a presença do cantor e compositor Arnaldo Antunes, que apresenta, no Crato, dia 17, o show de seu disco mais recente, "Iê Iê Iê" (2009). A novidade desta edição fica por conta da realização de uma série de peças teatrais voltadas para o público infantil de, no máximo, um ano de idade, o chamado Teatro para Bebê. "Estamos apostando nessa inovação como forma de estimular desde muito cedo o gosto pelas artes e pela cultura de uma forma geral", explicou Caio Quinderé.

A presença de artistas e grupos internacionais nunca foi tão grande numa Mostra Cariri como em 2010. Estão confirmadas as participações de países como Bélgica, Itália, França, Colômbia e Espanha. "No início o teatro dominava a programa, mas, com o tempo, a Mostra foi abraçando outras linguagens" disse Quinderé. "A grande característica do evento, este ano, é seu caráter democrático: nunca houve tantos espetáculos de rua e realizados em espaços abertos".

O ingresso para as apresentações será uma lata de leite em pó. Tudo o que for arrecadado será doado para entidades cadastradas no Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional, mantido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A estimativa da programação é que pelo menos 600 mil pessoas tenham prestigiado a Mostra na edição passada.


Fonte: Caderno 3/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: