terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rio Cocó: urbanização atingirá 11,8 km

Vias, ciclovias, áreas de lazer, arborização e espaços para ginástica, são alguns equipamentos previstos no projeto de urbanização do Rio Cocó, elaborado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades.

Ontem, durante audiência pública realizada no Centro de Referência de Assistência Social, quando foi apresentado maiores detalhes do projeto, as famílias que serão afetadas tiveram oportunidade de debater e tirar dúvidas com representantes da administração.

O Projeto Rio Cocó está dividido em quatro momentos: dragagem, urbanização, reasssentamentos e barragem de controle de cheias do rio Cocó. O secretário adjunto da Secretaria das Cidades, Jurandir Santiago, informou que urbanização só terá início quando o conjunto habitacional estiver pronto. A primeira etapa do projeto, de dragagem do rio, deverá ter início no primeiro semestre de 2011.

Oito mil famílias residem às margens do rio Cocó. Porém, para realização da etapa de urbanização, cerca de duas mil que moram em situação de risco terão de ser reassentadas. Para isso, serão construídas 1.649 unidades habitacionais na Paupina, entre apartamentos e casas. Serão ao todo 1.308 apartamentos de 43 metros quadrados; 235 casas de dois quartos; e 100 casas com três quartos, voltada para famílias com negócios na frente da residência.

Lana Aguiar de Araújo, coordenadora de Desenvolvimento Urbano da Secretaria das Cidades, explicou que no terreno que acompanha o rio serão construídas praças, playgrounds, campos de futebol, quadras de vôlei de praia, quiosques, pistas de skate, áreas de ginástica, dentre outras coisas.

O terreno para construção das unidades habitacionais já foi adquirido e encontra-se em fase de licitação. Segundo Lana Aguiar, as obras de construção das unidades serão iniciada em abril de 2011, com o custo de R$ 37,3 milhões. Já para a etapa de urbanização, o investimento será de R$ 22 milhões, com recursos do Estado e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Fonte: Cidades/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: