quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Reforma urbana é tema de debate na Câmara


O Pacto por Fortaleza, iniciativa da Câmara dos Vereadores, promove hoje, a partir das 19h, palestra sobre “Reforma Urbana”. O tema será exposto pelo arquiteto Zeca Brandão, coordenador do Laboratório de Arquitetura e Desenho Urbano (Ladu) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


A palestra será realizada no plenário da Câmara Municipal (Rua Thompson Bulcão, 830, Luciano Cavalcante) e é a última atividade antes da apresentação do relatório final do Pacto no próximo dia 22.


O arquiteto Zeca Brandão explica que apresentará na palestra três projetos urbanos do Recife para a Copa do Mundo de 2014. Ele defende que, hoje em dia, o plano diretor das cidades precisam de alguns projetos urbanos mais pontuais – como os da Copa – para deslanchar o planejamento urbano. “O Plano Diretor não está dando mais conta de construir a cidade. É preciso um planejamento estratégico que valorize os projetos”, argumenta.


Brandão cita o legado urbano deixado por projetos pensados para grandes eventos como a Copa do Mundo. “Existe repercussão no entorno de onde há intervenções”, completa Brandão, que também coordena o Núcleo Técnico de Operações Urbanos (Ntou) do Governo de Pernambuco.

Para ele, no processo de planejamento da cidade, a participação dos vereadores é fundamental. “As mudanças precisam ser aprovadas pelo Legislativo. Em lugares que deram certo, juntou-se a Câmara, a classe dos arquitetos e urbanistas e clubes da iniciativa privada”, detalha.


Compromissos


De acordo com Sônia Almeida, assessora do Pacto por Fortaleza, a partir do relatório final do Pacto, será criada uma agenda de compromissos para a cidade até 2020. “A agenda será criada para gerar ações que o Executivo pode colocar em prática. Em cima desse material, eles (vereadores) também podem legislar”, avalia. Sônia defende ainda que os vereadores acompanhem o projeto, “para que ele seja revitalizado e enriquecido”, detalha.


O Pacto por Fortaleza foi lançado em maio pela Câmara dos Vereadores e tem o objetivo de debater os desafios da cidade até 2020. Os trabalhos foram coordenados por professores universitários e acompanhados por vários setores da sociedade.


A palestra na Câmara Municipal é realizada em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). o Arquiteto Zeca Brandão é arquiteto e urbanista. Tem PhD pela Architectural Association School of London, é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordena Núcleo Técnico do Governo de Pernambuco responsável pelos projetos urbanísticos para a Copa do Mundo.


Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário: