sábado, 8 de outubro de 2011

Praça Luiza Távora é lugar de diversão

Revitalizada há cerca de seis meses, a praça Luiza Távora vive, principalmente, nos fins de semana, com boa frequência de pessoas que buscam descanso e lazer. A diversão é válida para adultos e pequenos.

No vagão histórico do trem, que já transportou ilustres como Rachel de Queiroz e Padre Cícero, a pequena Luana pedia à mãe um pouco mais de paciência. “Não, mãe, não quero ir embora agora”, repetia. “É o local favorito dela”, justificava a mãe, Priscila Goes, 31, que sempre leva os filhos para brincar na revitalizada Praça Luiza Távora.

Desde que foi entregue reformulada à população, em fevereiro deste ano, a praça é toda convidativa ao descanso e ao lazer. Nos fins de semana, muitas pessoas utilizam o espaço para caminhar, andar de patins, patinetes e bicicleta, passear com as crianças ou simplesmente jogar conversa fora com os amigos.


No gramado, perto do parquinho, um grupo de crianças concentradas estava alheio à movimentação dos arredores, em uma área dedicada de improviso à meditação infantil e à arte, chamado Sahaja Yoga. A Samara de Morales, 7, participa desde quando a opção começou na Praça, há três meses. “Eu gosto da pintura e de passar os pontos de energia de uma mão para a outra”, explica, apoiada pela mãe, a cabeleireira Tânia Morales, 56. “Como ela é muito inquieta, a atividade acaba sendo relaxante e ela adora”, comenta.


A tradicional loja de artesanatos da praça e o ponto para tomar café também atraem visitantes, mas acabam sendo bons lugares a mais para experimentar a cidade. A pista de skate se enche de adolescentes que preferem a mais radical maneira de curtir o tempo.


Na noite de um sábado desses, a fonte não foi ligada. “Cadê, mãe?”, se interrogava uma das crianças. A assessoria da praça informou que ela estava em manutenção.


O vagão que a menina Luana insistia em ficar traz o encanto das histórias infantis. De skate nos pés, um garoto se orgulha de fazer parte da formação daquele pedacinho da praça. “Sabia que eu doei 30 livros para cá?”, pergunta Jorge Barreto, 9 anos. É pelo interesse de Luana que ele justifica o ato. “Achei que esse vagão precisava de mais fantasia, de um empurrãozinho para a vitória”, diz sabiamente.


Mantida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a praça Luiza Távora tem 36 câmeras monitorando a segurança do local. Dois policiais militares e dois vigilantes fazem o resguardo por 24 horas, de acordo com o policial Cláudio Tavares.


Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário: