sábado, 7 de novembro de 2009

Ceará busca mudar seu perfil turístico

O titular da SETUR/ Secretaria de Turismo, Bismarck Maia, avalia que o Ceará está passando por um processo de transformação no que diz respeito à divulgação como destino turístico. "A promoção estava ´batendo no teto´. Muitas cidades não tinham a infraestrutura necessária não só para receber eventos, mas durante o período de feriado e férias. Não podíamos mais seguir naquele modelo sob o risco de prejudicar esses locais como destinos turísticos". Ele considera que este é um trabalho a ser feito a longo prazo, mas que deve implicar numa mudança no perfil turístico.

Segundo Bismarck Maia, um dos focos da política para o setor é descentralizar as atenções de Fortaleza e investir nas potencialidades do Interior, com promoção de eventos como o "Férias no Ceará". Ele cita falta de abastecimento de água, saneamento básico e questões de acesso como os principais problemas que dificultam a vida tanto do turista como do morador do Interior.

O secretário disse que o Estado tem investido maciçamente nessas áreas por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano, além de construir centros de convenções, como o do Cariri (em fase de construção) e de Iguatu, realizado em parceria com as prefeituras.Com relação ao desequilíbrio entre o porte que muitas dessas festas têm e a incapacidade estrutural do município de absorver a quantidade de visitantes, Bismarck diz que também é responsabilidade dos municípios dimensionar as demandas na realização de festivais e mostras. "É preciso que os municípios e as produtoras dividam a responsabilidade".

Fonte Reportagem da Caroline Viana para o Caderno Regional do Diário do Nordeste

Nenhum comentário: