domingo, 22 de novembro de 2009

População demanda mais áreas verdes


Segundo os especialistas, o estímulo às atividades ao ar livre só tem a contribuir para a formação das crianças e jovens. Afinal, como justificam as professoras do IFCE, Allana Joyce Gomes, especialista em Educação Física Escolar, e Nájila Cabral, doutora em Engenharia Ambiental, as áreas verdes facilitam as relações interpessoais, já que propiciam o encontro e o sentimento de pertença. "O convívio urbano é um trunfo especial para a construção e a reconstrução dos espaços urbanos motivadores e vitalizados, a exemplo das áreas verdes", conta Nájila.


Para o vice-presidente do Cref5, Vinícius Aguiar, os espaços, inclusive, são uma boa opção para sair da rotina e desenvolver o interesse natural pela atividade física. "Sugiro buscar algo que possa tirar as crianças do convencional, como os shoppings. Parques, praias, serras e sítios são boas alternativas, por estabelecerem contato com a natureza e, quase sempre, aguçarem a atividade física de forma muito espontânea".


Cientes dessa importância dos espaços de lazer, moradores dos Bairros Luciano Cavalcante e Ellery têm se mobilizado, há pelo menos 20 anos, pela preservação das áreas e pela construção de parques. No Luciano Cavalcante, a Associação Amigos do Bosque já custeou o projeto do Parque Guararapes que, segundo o titular da Secretaria Executiva Regional (SER) II, Humberto Júnior, está previsto para 2010. Agora, falta a parceria para a construção do passeio do parque. Já no Ellery, conforme o Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz, o projeto, elaborado pela Prefeitura desde a gestão passada, nunca foi executado. De acordo com Olinda Marques, titular da SER III, o projeto foi retomado e o recurso de R$ 500 mil, que é pouco, reconhece, já está assegurado.

Reportagem do Diário do Nordeste. Imagem de Juliana Vazquez.

Nenhum comentário: