domingo, 1 de novembro de 2009

Reunião Preparatória do Congresso Brasileiro de Geoparks


Transcorreu na tarde desta última 6a feira, dia 30/10, no Salão dos Atos da URCA, a primeira reunião preparatória do Congresso Brasileiro de Geoparks, que acontecerá na primeira semana de Dezembro/ 2009, no Crato, organizada pelas: Secretaria da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superio, Secretaria das idades e Secretaria do Turismo. Presentes os Secretários Joaquim Cartaxo/ Cidades e Teresa Lenice Mota/ SCT além de outros membros do Governo, representantes de Prefeituras Municipais, ONGs, pesquisadores.

Apresentaram-se as experiencias do Geoparks Naturtejo e Arouca, ambos em Portugal, além de outras situações européias relevantes, resultados de inúmeras viagens de membros do "staff"governamental àquelas situações.

Mas o ponto alto da reunião foram os vários depoimentos ressaltaram a necessidade de urgentemente se consolidar o Geopark Araripe, dando continuidade aos trabalhos iniciados em 2006, de seleção dos principais locais de registros relevantes, de orientação e identidade visual destes geossítios, de melhorias ao Museu da Paleontologia, a necessidade de um plano de divulgação e ações de educação ambiental tendo em conta que a região do Araripe além de possuir todo este contexto geo ambiental exuberante e registros fósseis notáveis, inclusos neste caldeirão cultural que é o Cariri, aspectos reconhecido pela UNESCO, como relevantes no contexto mundial.

Houveram registros diversos que agora temos todas as condições de finalmente dar continuidade a consolidação do Geopark Araripe, este sistema de monumentos naturais e situações relevantes que muito poderá contribuir para o desenvolvimento sustentável da região do Cariri e Bacia Sedimentar do Araripe, por conta de todas as ações realizadas e notadamente pela finalização dos Levantamentos e Estudos Técnicos Científicos dos Geotopes do Geopark Araripe e do contexto onde os mesmos estão incluídos nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha.

Entretanto restaram várias e várias grandes dúvidas no ar, que esperamos ver sanadas em muito breve:


  • O Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri, apesar de todos os esforços da Universidade em requalificá-lo, desde 2005, quando foi elaborado o projeto de reforma e modernização, tem uma reforma que se arrasta há um ano e há uma imensa carencia de recursos para finalizar este conjunto de melhorias.

  • Também não existem ainda os necessários projetos Museológicos e Museográficos, de organização o seu magnífico acervo, que é um patrimonio nacional, à visitação pública, além de dotações especiais para estas ações. Este equipamento é a ancora principal do Geopark Araripe.

  • O Sítio Cana Brava, propriedade da URCA, local de pesquisas de registros fósseis em concreções - as pedras que possuem fósseis em seu interior - denominado Geotope Santana, que poderia se transformar, imeditamente, em museu a ceú aberto, de acordo com as recomendações do Prof. Gero Hillmer, um dos mais renomados paleontologos da Alemanha e durante quase duas décadas Diretor do Instituto e Museu de Paleontologia da Universidade de Hamburg. Mas as edificações de apoio e a proposta de urbanização e agenciamento da paisagem não tem concluídos os trabalhos também iniciados em 2006. Esta situação poderia ser uma segunda ancora principal do Geopark Araripe.

  • O Escritório Sede do Geopark Araripe, instalado na Praça Alexandre Arraes, na área central do Crato, que foi imaginado como o Portal do Geopark aos visitantes da região, que infelizmente permanece ainda não operando de acordo com sua proposta original, poderia ser imediatamente reatido plenamente.

  • Urge a realização urgenciada de um Plano de Negócios e Gestão do Geopark Araripe, como foi sugerido pela Secretaria das Cidades e discriminado no acordo com o Banco Mundial, como requisito básico ao Programa Cidades do Ceará - Região do Cariri Central.

Como diz o dito popular: "O tempo ruge".


Imagem área de uma das maravilhas do Cariri e Bacia Sedimentar do Araripe, que é o Canyon da Cachoeira de Missão Velha/ Geotope Devoniano, com seus quase 3 quilometros e extensão. Fotografia de Daniel Roman. Acervo Ibi Tupi.

Nenhum comentário: