quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Beira Mar de Fortaleza de "cara nova" ²


O projeto da equipe coordenada pelo arquiteto cearense Ricardo Henrique Muratori de Menezes contemplado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Ideias que dará um novo arranjo espacial para a Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. O segundo lugar também foi dado a uma equipe de profissionais cearenses, coordenada pelo arquiteto Alexandre Lacerda Landim, enquanto o terceiro lugar ficou para o escritório de arquitetura paulista representado pelo profissional Bardomero Navarro Gomes.

Os três vencedores foram selecionados dentre 22 projetos habilitados a participar do concurso. Deste total, 13 eram de escritórios de arquitetura ou de equipes de arquitetos cearenses e cinco eram do Estado de São Paulo. A comissão julgadora foi composta por arquitetos de renome e experiência nacional em concursos de grande porte e também de profissionais com atuação local. Fábio Penteado, de São Paulo, Ex Presidente do IAB/DN; Matheus Gorovitz, de Brasília, Prof. Dr. UNB; Rosa Kliass, de São Paulo, autora do Projeto de Requalificação do Anhangabaú, Roberto Castelo, do DAUUFC além de Débora Sales, Lia Parente e Rommel Ramalho formaram o júri que escolheu por unanimidade os projetos vencedores.

O projeto que dará uma nova cara para a Av. Beira-Mar foi idealizado por uma equipe de profissionais multidisciplinar e é assinado pelos arquitetos Ricardo Muratori, Fausto Nilo e Esdras Santos. “Pra gente é sempre uma surpresa qualquer tipo de vitória num certame concorrido como esse. Acredito que o que fez a diferença foi o nosso conhecimento sobre a cidade”, afirmou Muratori.

Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará (IAB-CE), o concurso foi uma experiência vitoriosa. Ele ressalta que a realização de concursos públicos é a prática mais democrática de trabalho no campo da arquitetura na atualidade. “Ele oportuniza para todos os arquitetos colocarem suas ideias e mostrarem para o contratante várias visões sobre o mesmo tema, até mesmo ideias inusitadas. A defesa da realização de concursos é uma bandeira do IAB Nacional”, observou Custódio dos Santos.

O presidente do IAB/CE destacou ainda que o vencedor do concurso foi escolhido por unanimidade pelo júri e que uma das preocupações da instituição como organizadora do evento, foi de escolher profissionais conceituados no cenário nacional para que os resultados do concurso fossem incontestáveis. Ele observa também que o reordenamento da Av. Beira-Mar é um tema difícil e conflituoso, além de se tratar de uma intervenção em uma área extensa e que tem como missão resolver todos os problemas encontrados no local.

“É preciso ressaltar a coragem da Prefeitura de bancar o concurso com o apoio do Ministério Público Federal, a Advocacia Geral da União e a Justiça Federal. O Executivo Municipal entendeu que esse envolvimento seria a forma mais de resolver o problema de ordenamento da Beira-Mar”, afirmou. A Secretária de Turismo de Fortaleza, Patrícia Pinheiro Gomes de Aguiar, que estava representando a Prefeita Luiziane Lins na solenidade de entrega da premiação, reconheceu a legitimidade do concurso. “Meus parabéns ao IAB-CE pela forma correta como foi realizado o concurso e pela escolha da equipe de profissionais para o júri que deu lisura ao processo”.

A titular da SETFOR acrescentou também que é difícil implementar um programa da natureza do reordenamento, já que Fortaleza é uma cidade populosa e com muitas dificuldades econômicas. A notícia boa dada por ela, no entanto, foi a de que, através do PRODETUR BRT, Fortaleza contará com 100 milhões de dólares em recursos para investir no turismo e em sua infraestrutura. “A Beira-Mar é o espaço de ócio do nosso povo de Fortaleza e que precisava realmente dessa intervenção urgente”, destacou.

Fonte Blog do IAB/CE.

Nenhum comentário: