segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Projeto da Beira-Mar será conhecido amanhã


Projeto vencedor de concurso nacional para reordenamento da Beira-Mar será conhecido amanhã e de uma coisa todos concordam: as obras de requalificação da Avenida Beira-Mar são importantes para Fortaleza. O que a população exige é que os responsáveis pelo projeto - que dará uma nova cara ao trecho - ouçam moradores, comerciantes, copistas e frequentadores. "Se isso não for feito, corremos o risco de ter mudanças sobre as quais seremos contrários", afirma o aposentado Francisco Oliveira Maia. Sua opinião é compartilhada pelos amigos, também moradores do bairro.

Eles aguardam, com certa ansiedade, a divulgação do resultado do Concurso Nacional de Ideias para Reordenamento Geral e Projetos Arquitetônicos, Urbanísticos e Paisagísticos da Avenida Beira-Mar. O anúncio será feito pela prefeita Luizianne Lins, em solenidade marcada para amanhã, às 20 horas, no Náutico Atlético Cearense.

Para o coordenador do Concurso pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento do Ceará (IAB/CE), Antônio Rocha Júnior, a realização de um concurso nacional aumenta as possibilidades de receber contribuições criativas e soluções viáveis. A estimativa é de que a Prefeitura só lançará o edital para licitação da obra em maio de 2010.

O custo de execução - exceto o projeto de contenção da erosão marinha - é estimado em R$30 milhões.O Plano de Reordenamento Geral e Projetos Arquitetônicos, Urbanísticos e Paisagísticos da Avenida Beira-Mar prevê intervenções em toda a sua extensão. Deverá promover a ocupação ordenada do espaço, devolver a faixa de praia com a contenção da erosão marinha, cobrar adequação das barracas à legislação de ocupação vigente.

O IAB/CE, responsável pela organização do concurso, recebeu 78 pré-inscrições, das quais 35 foram confirmadas e 22 entregaram os projetos. Os arquitetos cearenses foram maioria, com 17 projetos inscritos.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: