domingo, 27 de dezembro de 2009

Hoje é dia da Regata Dragão do Mar


A enseada do Mucuripe vai ficar ainda mais bonita neste domingo, a partir das 10 horas, quando as 50 jangadas que formam a Regata Dragão do Mar darão a largada. O espetáculo é de encher os olhos de turistas e cearenses, pelo colorido das embarcações que levam 250 pessoas prontas para mostrar a habilidade e a perfeição nas manobras do circuito com duração de uma hora, com chegada em frente ao Náutico Atlético Cearense.

Durante 30 anos, a Regata Dragão do Mar, uma das mais tradicionais competições entre jangadeiros de todo o País, fez parte do calendário turístico do Estado. Há oito anos sem ser realizada, a TV Diário, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, resolveu reeditar a competição, numa demonstração de compromisso que tem com os valores culturais do Ceará. Para marcar o retorno da regata, 16 personalidades receberão diplomas "Amigos do Pescador e do Mar". Entre os homenageados estão a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; o governador do Estado, Cid Ferreira Gomes; o diretor administrativo do Sistema Verdes Mares, Igor Queiroz; e o cantor e compositor cearense Raimundo Fagner.


O nome da Regata é uma homenagem ao pescador cearense Francisco José do Nascimento, conhecido como Chico da Matilde, nascido em 15 de abril de 1839, em Canoa Quebrada, no município de Aracati. Ele entrou para a história ao se juntar à luta dos abolicionistas. O ano era 1884 quando, num gesto heroico, fechou o Porto de Fortaleza ao tráfico de escravos para outras províncias. O Ceará foi a primeira província do País a abolir a escravidão.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: