quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Estaleiro do Ceará ameaça mais uma vez Fortaleza

O PROMAR CEARÁ/ Estaleiro do Ceará é escolhido como a melhor proposta de preços para construir 8 navios gaseiros, em licitação pela TRANSPETRO, subsidiária da PETROBRAS, de acordo com o PROMEF/ Programa de Modernização e Expansão da Frota da TRANSPETRO. O projeto a ser localizado no Ceará, encabeçado pela empresa PJMR.

Para o Município de Fortaleza começa um nova etapa de discussões quanto a localização do empreendimento, inadequadamente projetado para a Praia do Titanzinho. Os envolvidos no projeto do estaleiro não confirmam mais esta localização original. O titular da SEMAM/ Secretária Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano, Secretário Deodato Ramalho diz que não tramita nenhum projeto de estaleiro para aquela situação: "Para mim, é uma especulação. Pelo Plano Diretor de Fortaleza, lá não é possível. Além disso, há uma declaração da Prefeita Luizianne Lins que em princípio, esta proposição localizacional não é adequada.Ouço muita especulação. E não parece que a lei contemple essa possibilidade".

O Presidente da ADECE/ Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará prefere não falar sobre a localização estaleiro. Mas os estudiosos da questão urbana em Fortaleza, colocam claramente que esta proposta de localização seria complemente inadequada, pois além dos impactos no contexto urbano que uma industria deste porte traria, há também a questão daquela área ser considerada como estratégica ao desenvolvimento do Turismo em Fortaleza e já contemplada com diversas projetos, em pleno curso, nesta direção, não só pela Prefeitura do Município de Fortaleza, como pelo Governo do Estado do Ceará, tendo em vista a preparação da cidade para a COPA 2014, como para o próprio Governo Federal, através da Secretaria Especial dos Portos e Companhia Docas do Ceará que pretende a requalificação do Porto do Mucuripe com a instalação de um Terminal Marítimo de Passageiros de padrão internacional e consequente requalificação urbanística/ ambiental de todo aquele contexto.

E se: "De todo o modo debate está calado, no momento. Isso é ruim para a cidade", como muito bem coloca o Jornalista Jocélio Leal, em sua coluna Vertical S/A, no jornal O POVO, de hoje, sob a manchete "Estaleiro cada vez mais perto, mas localização inada indefinida". O tema tem que ser colocado em pauta novamente e nós, com toda a cidade envolvendo a Gestão Municipal, a Camara Municipal, o Governo do Estado, a ADECE, a Assembléia Legislativa, o Governo Federal, a Secretaria Especial dos Portos, a Companhia Docas do Ceará, o Ministério Público, o trade turístico, a sociedade civil organizada, a Universidade, e os organismos profissionais que representam os setores técnicos e neste pormenor, a categoria dos arquitetos/ urbanistas, assim como outras categorias ligadas mais diretamente a questão urbana, como os engenheiros, os geógrafos, os ambientalistas tem também parcelas de responsabilidade maiores nesta discussão. Ressaltando-se que em nenhum momento nos contrapomos a idéia que o Estaleiro é importantissimo para o Estado do Ceará e para o município de Fortaleza, mas a localização proposta é questionável e inadequada sobre vários angulos.

Nenhum comentário: