sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dragagem do Mucuripe ficará pronta em 30 dias

Chega a Fortaleza, no próximo sábado, a draga que finalizará o processo de aprofundamento do calado do Porto do Mucuripe, projeto que conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com Paulo André Holanda, presidente da Companhia Docas do Ceará, que administra o porto, a obra estará pronta nos próximos 30 dias.

A draga, chamada Virgínia, vem do Porto de Cabedelo, na Paraíba, e vai continuar o trabalho que foi interrompido pela máquina anterior, que, segundo a fiscalização da Secretaria Especial dos Portos, não estava desenvolvendo o serviço de forma adequada. A nova draga irá terminar o acabamento dos berços de atracação, o que representa os 5% restantes da obra.

Com a dragagem, o porto passará de uma profundidade de 10,5 metros para 14 metros, permitindo a entrada de navios de maior porte. Segundo Holanda, novos contratos já estão sendo estabelecidos para o recebimento de embarcações maiores. A Lubnor (Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste), refinaria da Petrobras localizada no Mucuripe, já acertou contratos de compra de carga em maiores volumes, que chegarão em um navio maior, o que irá reduzir os gastos da empresa com frete marítimo.

Outro contrato fechado é com o armador francês CMA CGM, que já opera no porto. O armador passará a utilizar navios maiores para fazer o escoamento de frutas produzidas no Ceará e nos estados vizinhos. Holanda informa que há também um outro contrato em negociação, cujo nome da empresa ainda permanece em reserva.

Fonte: O POVO Online

3 comentários:

Aquino disse...

companheiro só informando pra corrigir a fonte dessa matéria pois a li no diário do nordeste.

José Sales disse...

Obrigado pela informação meu amigo. Mas em geral, os nossos jornais postam a mesma mensagem as vezes.

José Sales disse...

Um detalhe...esta dragagem....ninguém sabe...ninguém viu nada