quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Prefeitura: intervenções têm histórico de atraso

Apesar de a Prefeitura de Fortaleza apresentar o projeto de requalificação da Avenida Beira-Mar, o histórico das obras municipais é de atrasos. Fica a pergunta se essa será mais uma intervenção mergulhada em problemas. Isso tudo acaba afetando diretamente a população que é obrigada a conviver com a desorganização dos espaços públicos e com os transtornos causados pelas obras inacabadas, como os engarrafamentos, o desconforto e a insegurança nos locais abandonados.

A Praia de Iracema, por exemplo, aguarda sua revitalização desde 2006, quando Luizianne Lins assinou um protocolo de intenções com o Fórum Permanente em Defesa da Praia de Iracema para melhorar o local. Somente dois anos depois de tomar posse, a prefeita anunciou oficialmente um projeto estruturante para a região. Hoje, algumas intervenções já foram concluídas, mas ainda falta muito. O Boulevard da Alameda Tamandaré e o paisagismo têm previsão de término para setembro deste ano.

Ainda ficam faltando a recuperação das vias e passeios internos, com previsão para dezembro de 2011, o Centro de Artesanato, só para 2012, e alguns equipamentos que ainda estão em fase de licitação. Os projetos da Ponte Metálica ainda estão em análise na Caixa Econômica Federal e o espigão da João Cordeiro, em fase de licitação.

Especialistas apontam como um dos mais sérios entraves a dependência dos recursos federais, mas também creditam os problemas à falta de planejamento da gestão.

No Titanzinho existe um projeto já executado, mas ainda no papel. Segundo a Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura, a recuperação do espigão já foi concluída. O equipamento recebeu recuperação da base, pavimentação superior e reparos nas laterais.

Quanto às obras da Praia do Futuro, essas já se arrastam há 30 anos sem que a população veja melhorias. Ruínas de barracas, abandono e favelização fazem parte da paisagem.

Praça do Futuro

A antiga Praça 31 de Março, agora chamada de Praça do Futuro, está em andamento. A previsão de entrega é para o fim de novembro deste ano. Além disso, o Prodetur Fortaleza vai realizar a recuperação do sistema viário local. Só que o projeto executivo foi elaborado agora e ainda vai para licitação. "Se a Secretaria do Meio Ambiente cumprir o prazo de licenciamento, tudo será entregue na data marcada", explica a coordenadora do Prodetur Fortaleza, Josenira Pedrosa.

Fonte: Diario do Nordeste Online

Nenhum comentário: