sábado, 20 de agosto de 2011

Fechamento de praças dificulta passagem de pedestre

Já é difícil andar por algumas ruas de Fortaleza, por causa das poucas e irregulares calçadas. Imagina quando um espaço antes utilizado para passeio é fechado. Quem anda a pé pelo Centro ou pelo Meireles tem passado por essa dificuldade. A Praça do Carmo e a praça Dr. Moreira de Sousa, em frente ao Náutico Atlético Cearense, estão rodeadas por tapumes, porque passam por reforma.

Muitos acreditam que a medida seja necessária para garantir a segurança, mas reconhecem a dificuldade. “Aqui está o maior perigo. Os carros só faltam passar por cima”, relatava o arrendatário Genésio de Melo, 48. Ele, que é de Santa Catarina e sempre vem em Fortaleza a negócios, tentava caminhar pela movimentada Abolição.


“A gente tem que passar bem pertinho da madeira para se livrar dos carros”. O único recuo é do ponto de ônibus. Ainda assim, os pedestres precisam ficar na rua, porque os tapumes impedem a visão do veículo que vem. O coordenador do Programa Fortaleza Bela, Moacir Tavares, responsável pela obra, explicou que o isolamento de toda a área é necessário, por normas de engenharia civil.


Segundo o coordenador, a praça foi fechada em julho e deve permanecer em obras por 90 dias. A solução apresentada por Tavares para quem transita por lá é modificar o trajeto. “Quem vem do outro lado da Abolição, atravessa e passa para a rua Antônio Justa só naquele trecho, depois volta para a Abolição novamente”. A maior dificuldade, reconhece ele, é para quem precisa de ônibus.


Na Praça do Carmo, no Centro, o problema se repete. E é ainda mais complicado devido aos vários carros parados irregularmente, em vagas de táxis ou em áreas de proibido estacionar, nas ruas Major Facundo e Clarindo de Queiroz. Dona Socorro Souza, 67, até concorda com o fechamento da praça, pois quer que “tudo fique muito bonito”, mas reconhece a dificuldade.


A Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor) informou, por meio da assessoria de imprensa, que os tapumes precisam fechar toda a praça, por causa da troca do piso. A obra começou em julho e deve ser finalizada em outubro. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou, também por meio de assessoria, que, no Centro, a fiscalização é realizada diariamente por sete agentes em uma viatura e duas motocicletas. Por causa da reforma da Praça do Carmo, mais uma dupla ficará disponível para atuar somente nas proximidades. Enquanto O POVO esteve no local, não havia nenhum agente da AMC.

Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário: