segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Esgoto a céu aberto em avenidas da Capital


Nas avenidas Germano Franck e José Bastos é possível ver o esgoto escorrendo pelas laterais da pista. O problema da primeira é a falta de saneamento básico. Na outra, a caixa de esgoto está entupida.

Algo não cheira bem em algumas ruas do bairro da Itaoca. Literalmente. Quem trafega pela avenida Germano Franck, uma das mais importantes da Capital, percebe filetes de esgoto escorrendo pela via. As “nascentes” de água servida não são uma ou duas casas, mas ruas inteiras que ficam nas laterais da avenida.

O POVO visitou duas ruas do bairro: a Villa Lobos e a Ajurana. Nelas, foram vistas caixas de esgoto da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Mesmo assim, o mau cheiro não deixa dúvidas: o esgoto ainda escorre pelas ruas. “A rede de esgoto ainda não está funcionando. A Cagece instalou as tubulações no ano passado, mas não informou quando a rede começa a funcionar”, explica a segurança Auricélia Vasconcelos, 26, que mora na rua Villa Lobos.

O esgoto acumula-se em alguns pontos da via e chega a abrir buracos no asfalto. Um deles está localizado na esquina da avenida Germano Franck com a rua Ajurana. “Há dois meses esse buraco foi tampado pela Prefeitura, mas o esgoto empoça e ele abre de novo”, afirma Ana Batista, funcionária de uma loja de móveis.

Ana conta que os carros vê%u018Dm em alta velocidade e, para desviar do buraco, acabam entrando na rua, gerando risco de atropelamento ou acidentes. “Motoqueiros já caíram por causa dele (buraco)”. Ela afirma que a Cagece informou que até 2013 a rede de esgoto entra em funcionamento.


Caixa de esgoto


Outra avenida com problemas na rede de esgoto é a José Bastos. Na esquina com a rua Mozart Firmeza, próximo ao terminal Lagoa, uma caixa de esgoto está com a tampa fora do lugar e o esgoto vai se espalhando pela lateral da pista.


“A Cagece desentupiu a tubulação, mas não fechou a tampa e a caixa de esgoto entupiu de novo”, afirma Germano Andrade, funcionário da revendedora de veículos do local. Em fevereiro, O POVO já publicou matéria relatando problemas com a rede de esgoto nesse mesmo ponto da avenida José Bastos.

ENTENDA A NOTÍCIA

Saneamento básico é uma necessidade mínima para as condições dignas de saúde. Em áreas não atendidas pela rede, muitas pessoas optam pelo improviso e jogam o esgoto na rua, colocando em risco a saúde da toda a população

SAIBA MAIS

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) confirma que a rede de esgoto ainda não está funcionando nas ruas visitadas por O POVO na Parangaba, pois a obra faz parte de uma rede de saneamento que ainda não foi concluída.


A Cagece orienta que a população aguarde o aviso da companhia para poder se interligar. A empresa não informou quando a rede começar a funcionar.


Segundo a companhia, a população não pode fazer o despejo de esgoto em via pública, pois isso é considerado crime ambiental. A empresa indica a adoção de soluções individuais, como a construção de fossas sépticas, quando não há rede de esgoto para atender a residência.


Sobre o esgoto entupido na avenida José Bastos, a Cagece informa que uma equipe foi enviada para solucionar o problema. A empresa orienta que a população não destine lixo doméstico à rede de esgoto, pois isto ocasiona obstruções e transbordamentos.


Reportagem do O POVO, na data de hoje.

Nenhum comentário: