quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Começa temporada de cruzeiros marítimos


Fortaleza poderá se firmar definitivamente como roteiro de turistas que viajam por navios. A alta temporada para cruzeiros marítimos - de dezembro a maio - começou muito bem com a chegada dos transatlânticos CVC Blue de France e Costa Fortune e o desembarque de 4.170 turistas franceses, alemães, espanhóis, italianos e brasileiros. O primeiro com 900 passageiros nacionais e o segundo, de bandeira italiana, com 3.470 visitantes e mais mil tripulantes.

As duas embarcações chegaram por volta das 7 horas de ontem. De acordo com dados da Companhia Docas do Ceará e Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfort) até o fim da temporada de alta estação, 12 mil turistas vindos de navios visitarão a Capital cearense.

Serão 20 aportamentos com 11 transatlânticos. Somente o Bleu de France fará outras oito viagens para a cidade. Esta foi a primeira vez que a embarcação veio a Fortaleza. Daqui, o navio seguirá para Recife. O tempo foi curto, apenas seis horas em terra cearense, mas o suficiente para o alemão Peter Synilde conhecer o Centro da cidade e fazer compras no Mercado Central.

"É a primeira vez que venho aqui e estou gostando muito do sol e de comprar coisas muito bonitas", afirma ele, numa mistura de alemão, inglês e espanhol. Ele, como a maioria dos turistas estrangeiros, deixa, em média - dependendo do período de permanência - até R$ 2 mil no comércio de artesanato e gastronomia. Melhor para os dois setores. Peter, por exemplo, se encantou com as redes e castanha. "É ótimo", comentou. Um grupo de turistas do Costa Fortune fez um city tour organizado pela Setfort. Eles passaram pelo Museu da Cachaça, Teatro José de Alencar, Emcetur, Ponte Metálica e Mercado Central. O italiano Francesco Huga elogiou a beleza da cidade. "É bela, vero bela. Virei outras vezes e com mais tempo". A francesa Jaqueline Dupré nem esperou o passeio e foi logo comprando produtos cearenses ainda no porto, numa feirinha organizada pela Setfor para receber esses turistas e contou com apresentações artísticas, serviços de correios, câmbio, intérpretes e guias.

"A cidade tem se preparado para cada vez mais receber muito bem o visitante", destaca a coordenadora de promoção da secretaria, Monique Fuck Vieira. No roteiro de visitas programadas estão Theatro José de Alencar, Centro de Turismo, Centro Cultural Dragão do Mar, Mercado Central e Ponte dos Ingleses. Além disso, um City Tour Panorâmico por Fortaleza com visita ao Museu da Cachaça e Catedral Metropolitana também estão no programa.

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), a temporada de Cruzeiros Marítimos 2010/2011 é a maior realizada no país. Os cruzeiros serão feitos em 20 navios, dois a mais do que no ano passado. A Abremar prevê que quase 900 mil cruzeiristas aproveitem as férias no litoral brasileiro até maio de 2011, número 23% maior do que o registrado na temporada 2009/2010.

Fonte: Cidades/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: