sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Espanha inaugura cúpula para celebrar os 103 anos de Niemeyer

Em homenagem aos 103 anos do arquiteto brasileiro, a Espanha inaugurou nesta quarta-feira a cúpula do Centro Niemeyer, que está sendo construído em Avilés (Astúrias, norte).

Niemeyer presenteou Astúrias com os planos deste centro cultural em 2005.

Foi um projeto "que fiz com muito prazer, com muito cuidado", disse Niemeyer na inauguração, em um vídeo distribuído à imprensa, por não conseguir falar ao vivo por videoconferência devido a uma falha técnica.

"A ideia é sempre fazer algo diferente e buscar o efeito surpresa", acrescentou o arquiteto, que dirigiu o projeto a distância, já que sua idade o impediu de viajar à Espanha.

Niemeyer lembrou que seguiu as regras de sempre, fugindo das linhas retas, e mostrou-se contente com o desenvolvimento do projeto, "já que os arquitetos que o fizeram sobre o terreno foram muito fieis" à ideia original.

A inauguração da cúpula do Centro quis ser uma homenagem ao arquiteto em seu aniversário, ao mesmo tempo em que serviu para a primeira cerimônia do programa das Nações Unidas "Impacto Acadêmico", apresentado por seu presidente Ramu Damodara, junto ao secretário-geral da Organização do Turismo, Taleb Rifai, e o presidente regional de Astúrias, Vicente Areces.

A inauguração da cúpula, um grande semicírculo imaculado sobre a construção que servirá de museu, é o penúltimo passo antes da abertura, em março, do Centro Niemeyer, com capacidade para receber mil pessoas.

"É um centro de imensa qualidade para a maioria das pessoas", lembrou Areces, ressaltando as fortes convicções sociais de seu criador.

O design do centro foi um presente de Niemeyer, criador de Brasília, pelo 25º aniversário, em 2005, da Fundação Príncipe de Astúrias, que concede os prêmios de mesmo nome, com um dos quais, o das Artes, foi premiado em 1989.

"Foi o primeiro (complexo construído por Niemeyer) na Espanha", lembrou o centenário arquiteto em sua gravação, que afirmou em algumas ocasiões ser, talvez, seu projeto mais importante na Europa.

Os incentivadores do centro, entre eles várias instituições, esperam que o Centro Niemeyer sirva para a regeneração e modernização de Avilés semelhante à que permitiu a construção do museu Guggenheim em Bilbao (País Basco, norte).

Nenhum comentário: