domingo, 26 de dezembro de 2010

Luizianne Lins tem pior avaliação entre 8 capitais pesquisadas pelo Datafolha


Segundo Pesquisa DATAFOLHA publicada no último dia 23, Luizianne Lins foi a prefeita de pior avaliação dentre as 8 capitais pesquisadas pelo instituto. A prefeita de Fortaleza, que ocupa o cargo há quase 6 anos, teve considerado seu desempenho ruim ou péssimo por 50% dos fortalezenses. Em dezembro de 2009 eram 36% e em março do mesmo ano 27%.

Consideram Luizianne uma prefeita regular 27%, e 22% consideram o governo da prefeita ótimo ou bom. O seu índice de popularidade é de 72 pontos. A nota média atribuída foi de 4,4, menor nota desde o primeiro levantamento, realizado em novembro de 2007.

Como funciona o ranking

Como principal critério para o ranking, o Datafolha utiliza a nota média atribuída aos prefeitos, em uma escala que vai de zero a dez; caso ocorra empate, um índice de popularidade construído pelo instituto é utilizado como critério de desempate.

Esse índice varia de 0 (reprovação total) a 200 (aprovação absoluta), e é calculado subtraindo-se as taxas da avaliação negativa (ruim e péssimo) das avaliações positivas (ótimo e bom). A esse resultado soma-se 100 (para evitar a ocorrência de números negativos), e se chega assim ao índice de popularidade. Para esse cálculo as taxas referentes aos entrevistados que não sabem opinar são excluídas.

Outros avaliados

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do PSB, lidera o ranking de prefeitos em estudo do Datafolha, junto a 4256 moradores de oito capitais brasileiras. A nota média de Márcio Lacerda é de 6,6. Já a aprovação ao prefeito mineiro chega a 54% (avaliação de ótimo ou bom a seu governo), após um ano e onze meses de governo. Os que consideram sua gestão regular somam 30%, ruim ou péssimo atinge 10% e 5% não souberam responder. Com esses resultados, o índice de popularidade do prefeito é de 147 pontos. Esse é o melhor índice de aprovação de Márcio Lacerda desde março de 2009.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), é o segundo melhor avaliado, com nota média de 6,5, e aprovação de 49%. Na ordem, vêm José Fortunati (PDT), de Porto Alegre; Eduardo Paes (PDMB), do Rio de Janeiro;Gilberto Kassab (DEM), de São Paulo; João da Costa (PT), de Recife; e João Henrique Carneiro (PMDB), prefeito de Salvador.

Fonte: DATAFOLHA

Nenhum comentário: