quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Praia de Iracema: ainda em obras?

Esta é a terceira vez que um repórter do O POVO anota no bloquinho o prazo de entrega da reforma do calçadão da Praia de Iracema. A obra começou em 2008. E, por três vezes, este ano, matérias mostraram o atraso na reforma.

Pelas previsões da Prefeitura, depois de dois Anos Novos com o passeio da Praia de Iracema em reforma, a cidade começa 2011 caminhando sobre uma obra finalizada. Até o fim do ano, iluminação, pavimentação e mobiliário urbano entre as avenidas Rui Barbosa e Almirante Tamandaré estarão concluídos. Ou pelo menos é o que garante a gerência do Programa de Requalificação da Praia de Iracema.


Ao longo do calçadão, ainda existem faixas descobertas, formando um estreito corredor de areia margeado pelas Pedras Cariri. Estão à espera do piso tátil de pedras vermelhas, responsáveis pela acessibilidade do passeio. A colocação deste piso foi deixada para etapa de finalização da obra – em curso há, pelo menos, nove meses. A finalização tem nove meses, não a obra. A obra comemora três anos em fevereiro de 2012.


Em frente à Caixa D’água dos Peixinhos, os assentos cimentados revestidos por pastilhas azuis carecem da colocação de pré-moldados vermelhos, que permitirão à população sentar-se na margem do aterrinho, como já acontece em outros trechos da orla. O assentamento das pedras Cariri também não está concluído. Depois de demolido o antigo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o calçadão correspondente foi alargado, e está sendo recapeado.


São três os contratos vigentes na reforma do calçadão. O com a Construtora Trena é referente à pavimentação e ao mobiliário urbano. A revisão da disposição de postes na orla é responsabilidade da Citeluz e respeita um acordo permanente entre o Município e a empresa. Esses dois contratos são as intervenções cujo fim está previsto para o fim do mês. O terceiro contrato é com a Construtora Macrobase, a quem cabe o paisagismo.


Quanto a esse, iniciado este ano e interrompido logo em seguida, sua retomada está prevista para os primeiros meses do ano que vem. “Fomos orientados a esperar o período de ventos passar. Por isso não continuamos plantando”, esclarece o gerente do Programa de Requalificação da Praia de Iracema, Rommel Ramalho. Até o momento, apenas o trecho entre a avenida Rui Barbosa e a estátua da Iracema Guardiã recebeu plantio de coqueiros. Somente após esta etapa, serão também plantados canteiros e árvores de copa ao largo do calçadão. A prefeitura estima retomada e conclusão do plantio para os primeiros meses de 2012.


SAIBA MAIS


O calçadão da Praia de Iracema é remexido desde fevereiro do primeiro ano do segundo mandato da Prefeita Luizianne Lins(2006). Desde então, é pauta do O POVO e, não raro, manchetou página com prazos não cumpridos e justificativas variadas para os atrasos.


As ruelas de paralelepípedo nas mediações da rua dos Tabajaras estão com as obras de repavimentação, recapeamento das calçadas e nova iluminação paradas devido a atrasos na entrega do piso Granitec.


Na obra do Instituto Iracema, ao lado do Largo do Mincharia, começa a etapa de aquisição de equipamentos para uso interno, mas a fachada ainda não foi trabalhada. Existe prazo para conclusão, mas a gerência do projeto não está autorizada a divulgar.


As desapropriações do estacionamento ao lado do Restaurante Sobre o Mar, da casa ao lado do Tabajaras Residence Service e dos antigos Cais Bar e La Trattoria já estão regularizadas. As licitações para os equipamentos culturais previstos nestes imóveis, conforme Rommel Ramalho, devem ser lançadas nos primeiros meses de 2012.


O Boulevard Almirante Tamandaré, em frente ao Centro Cultural Dragão do Mar, já possui nova iluminação. Estão previstos ainda um calçadão com bancos ao largo e uma segunda faixa de postes mais baixos, cuja luz seja mais fraca – em nome de um ar mais bucólico.


Fonte: Fortaleza/ O POVO Online

Nenhum comentário: