quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Prefeita criará o Iplanfor

A Prefeita Luizianne Lins (PT) quer mesmo apostar em reviravolta de gestão nos próximos dois anos ou fazer de tudo para deixar um legado à altura para quem vai substitui-la. Ela decidiu ressuscitar a área de planejamento municipal, como foi fortemente defendido nos documentos técnicos do Pacto por Fortaleza, iniciativa da Câmara. Segundo assessores do Paço Municipal, ela vai criar o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), que preencherá lacuna deixada pelo extinto Iplam. Na formatação desse órgão trabalha uma equipe comandada pelo professor José Meneleu, com apoio técnico do Instituto dos Arquitetos do Brasil, regional Ceará, segundo adiantou para esta Vertical o presidente dessa entidade, Odilo Almeida. Eis uma medida necessária e que, apesar do atraso, deve ser festejada.

Fonte: Coluna Vertical/ O POVO Online

Comentário da postagem

A iniciativa de apoiar a recriação do IPLAM, manifestada pelo Presidente do IAB/CE, que convalidaria um adequado roteiro para requalificação e planejamento da nossa maltratada cidade de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção merece o apoio de todos nós os municípes, quer militemos na sociedade civil, na representação política ou nas áreas técnicas e Universidade. Só que este roteiro deve ser aberto à participação mais ampla, mais substantiva e mais democrática, considerando que na História recente de nossa cidade existe um grande experiência acumulada com as realizações validadas e encaminhadas pela CODEF/ IPLAM/ AUMEF/ SDU/ PROURB/ LEGFOR/ SDLR e outros registros, que não podem ser esquecidos em nenhum de seus aspectos, testemunhos e proposições.

Claramente: entendemos que o melhor seria atribuir uma participação oficial designada e instituída através de um ato normativo e público em que a proposta de regulação e constituição do futuro IPLAM comparecesse como um contributo do Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento do Ceará, neste momento atual da História de Fortaleza.

Nenhum comentário: