sábado, 25 de dezembro de 2010

Parques ambientais são opção de lazer nas férias em Teresina


A Prefeitura de Teresina estruturou os parques ambientais da cidade que são bastante procurados pela população no período das férias. Considerada Cidade Verde, a capital tem atrativos que merecem ser lembrados e visitados pela população, em especial as crianças que precisam de atividades saudáveis. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAM tem cuidado dessas áreas verdes objetivando receber o visitante, proporcionando um ambiente agradável a todos.

Os principais, e mais visitados parques na cidade são o Parque João Mendes Olímpio de Melo (Parque da Cidade), localizado na Avenida Duque de Caxias; o Parque Ambiental do Mocambinho, situado na avenida Freitas Neto; e o Parque Encontro dos Rios, que está localizado na Avenida Boa Esperança, no bairro Poti Velho.

No Parque Ambiental do Mocambinho há trilhas ecológicas, pista de Cooper, um museu de animais taxidermizados (empalhados), auditório para eventos da comunidade. Jaqueline Lustosa, diretora do parque, afirmou que o local está pronto para receber os turistas. “Temos toda a estrutura montada para receber os visitantes. Temos guias para conduzir nas trilhas, que proporcionará ao turista encontro direto com animais como os nossos soinhos, que chegam bem perto dos turistas. O parque disponibiliza a todos uma boa aventura com muita segurança". disse a diretora.

Outro importante ponto de lazer ambiental é o Parque João Mendes Olímpio de Melo (Parque da Cidade), local apropriado para quem deseja um passeio ambiental com muita diversão. Há trilhas, parque de brinquedos, quadra esportiva, campo de futebol, espaços para realização de piqueniques. Há também guias para conduzir os visitantes pelo parque (o acompanhamento dos guias precisa ser agendado com antecedência, através do número 3225-6555, Telefone Verde da SEMAM).

Considerado por muitos o maior atrativo turístico da cidade, o Parque Ambiental Encontro dos Rios também é também repleto de atividades. Há trilhas, espaço para piqueniques, área de brinquedos para as crianças, um museu contendo espécies de peixes que têm como habitat os rios Parnaíba e poti, e a vista para o encontro dos rios. O parque, que recebe cerca de 8 mil turistas por mês, tem toda uma estrutura montada para receber os visitantes. Conta com um restaurante flutuante e vários quiosques para venda do artesanato local.

Fonte: SEMAM/ Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos/ Prefeitura de Teresina. Imagem da curva do Rio Poty, junto ao Parque ZooBotanico de Teresina. Fotografia José Sales. Arquivo de Imagens Ibi Tupi.

Nenhum comentário: