quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Praia de Iracema: 19 meses de obras

O prazo para a entrega da obra na Praia de Iracema está previsto para Dezembro/ 2008. A reforma completou 19 meses. Um ano e sete meses de reformas. A Praia de Iracema espera a conclusão do projeto de requalificação para dezembro deste ano, sem saber se os atrasos na execução do cronograma vão prorrogar pela terceira vez a entrega da obra.

O calçadão, em fase de acabamento, já melhorou o aspecto e a circulação no local. A reforma chegou até o trecho próximo à Ponte dos Ingleses, conhecida como Ponte Metálica, onde está sendo aterrado o trecho de orla que fica em frente ao restaurante Sobre o Mar de Iracema. Frequentadores da área relatam sucessivas interrupções dos trabalhos e estão descrentes com o prazo estabelecido. Do calçadão falta pouco: apenas acabamento de bancos e degraus, colocação do piso de acessibilidade e alguns reparos. Foi pintada uma faixa de pedestre no trecho da avenida Beira Mar em frente à estátua da Iracema Guardiã, onde estão sendo instaladas barras de apoio às rampas de acesso.

Os donos da lanchonete Bebelu Lanches, localizada no aterro, já foram notificados pela Procuradoria Geral do Município para a sua demolição. Alguns cidadãos acham desnecessária a retirada do estabelecimento. ``É um ambiente organizado, frequentado por turistas e famílias daqui``, comenta o vendedor Francisco José dos Santos, 39.

O aterramento em frente ao restaurante Sobre o Mar tinha prazo de conclusão previsto para a primeira semana de outubro, conforme noticiado pelo O POVO em 21 de agosto. A aposentada Mirtes Brasil elogia a reforma; mas faz uma ressalva. "Acho que devem esperar a prova do mar, já que a água costuma bater aqui".

Hoje faz 42 dias que a obra foi iniciada. Antes de assentar o piso definitivo, falta ser colocada uma faixa junto às pedras para evitar que o aterro seja desmanchado pela ação do mar, além da colocação de mais areia e sua compactação. O POVO apurou que a demora na execução do trecho seria devida ao atraso no pagamento dos trabalhadores.

A informação é negada pelo gerente do Projeto de Requalificação da Praia de Iracema, Rommel Ramalho. Ele afirma que a construtora responsável pelos trabalhos está recebendo dinheiro em liberações programadas. Ramalho assegura que toda a equipe está envolvida numa força tarefa para agilizar o máximo possível as obras da Praia de Iracema, principalmente em função das festas de Natal e Ano Novo.

Segundo ele, ainda não dá para dizer a data exata que o calçadão fica pronto, uma vez que o cronograma está sendo fechado. A gente faz uma programação, mais em função de alguns problemas burocráticos, podem ocorrer alguns pequenos atrasos, admite. O garçom Francisco Carvalho, 33, diz que só as reformas estruturais não trazem de volta o encanto da Praia.

Reportagem de Roberta Felix robertafelix@opovo.com.br para o Jornal O POVO.

Nenhum comentário: