sábado, 12 de março de 2011

Fortaleza: corte de árvores será mais fiscalizado

Depois do corte de dezenas de árvores em terreno entre as avenidas Senador Virgílio Távora e Santos Dumont, na Aldeota, no domingo de Carnaval, caso que gerou muita polêmica esta semana, a Prefeitura de Fortaleza prepara mudanças no licenciamento ambiental na cidade.

O coordenador de fiscalização e controle da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Alan Arrais, informou ao O POVO que o órgão deve incluir novas exigências específicas para casos de derrubada de árvores em processos de licenciamento ambiental.


O primeiro ponto a ser mudado vai ser a exigência de aviso prévio da data do corte das árvores para acompanhamento da Prefeitura. O segundo será a apresentação detalhada de croqui ou planta com indicação de todas as árvores da área a ser edificada e sua respectiva localização. “Para a gente vai ser importante uma planta para saber o que dá para preservar e o que não dá”, explica.


Outro ponto, segundo Arrais, deve ser maior exigência de preservação em áreas com grande quantidade de árvores, como do terreno da Aldeota desmatado. De acordo com ele, ainda não há prazo definido para a implantação das mudanças. As modificações devem ser incluídas em portaria da Semam ou na Lei Municipal 8.692, de 2002, que regulamenta o licenciamento ambiental em Fortaleza.


Arrais explica que casos de derrubada de grande quantidade de árvores em terrenos de construção civil, como o do quarteirão da Aldeota, são excepcionais. “Se fosse só uma torre, no centro do terreno, por exemplo, aí ficaria mais fácil você preservar as árvores”, pondera, lembrando que o empreendimento contemplará três prédios. Ele avalia que uma possível preservação das árvores poderia colocar em risco a vida de trabalhadores no canteiro de obras.


Arrais admite que há muitos processos de licenciamento ambiental em Fortaleza analisados por poucos técnicos. “O ideal é que a gente fizesse um controle mais de perto, mas são muitos (empreendimentos)”, indica o coordenador de fiscalização.


Fonte: O POVO Online


Comentário da postagem: Todos estas alterações, que segundo o coordenador de fiscalização e controle da SEMAN/ Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano Alan Arrais, foram exatamente as sugestões apresentadas pelo Vereador João Alfredo e Professor/ Arquiteto José Sales, no Grande Debate da TV O POVO, na noite quarta - feira próxima passada.

Nenhum comentário: