quinta-feira, 10 de março de 2011

Lá vem o Romeu..ainda bem


A propósito da comoção diante da derrubada de árvores na quadra outrora sede do Grupo Jereissati e hoje pertencente à BSPAR - edição de ontem do O POVO - o professor do Curso de Arquitetura da UFC, Romeu Duarte, opina e faz saudáveis provocações à cidade:


''Tratei do assunto há alguns meses em sua coluna. Na oportunidade, disse que o quadro atual tinha uma grande probabilidade de acontecer e propus que o terreno servisse à construção de uma praça, ansiada por muitos. Por conta disso, recebi uma grande quantidade de e-mails furiosos e até mal educados.


Pois é, infelizmente não deu outra. Enquanto curtíamos os dias de momo, fizeram o serviço: limparam a quadra. Mais uma vez, pergunto: o que Fortaleza ganha com mais algumas torres na Aldeota? Alô, Alô, PMF, sem árvores e sombra, como fazer a Fortaleza Bela?”


E continua: “Vão dizer: ah, mas trata-se da implantação de um projeto em área privada. E eu respondo: E daí, não haveria outra solução? Quanta pobreza...nossa elite econômica parece não ter mesmo qualquer projeto para a cidade. O mais engraçado é que, já, já, candidatíssimos e verdes, alguns de seus membros, irão posar de defensores do meio ambiente e amantes da cidade, usando desgastadas fantasias de um tenebroso Carnaval de má lembrança. Ai de ti, Fortaleza, ai de nós, pobres habitantes...”


Em tempo: um importante arquiteto da cidade explica que por mais parcimoniosa que seja a ocupação de um terreno, não há como evitar a supressão vegetal (eufemismo para derrubada) por conta da necessidade de subsolo.


Fonte: Coluna Vertical S/A/ O POVO

Nenhum comentário: