sexta-feira, 25 de março de 2011

São Pedro pode voltar a ser hotel para a Copa


O histórico Edifício São Pedro, situado entre as Ruas Historiador Raimundo Girão, dos Ararius e Avenida Beira-Mar, que abrigou também o Iracema Plaza, poderá voltar a ser um hotel. A informação é do síndico do edifício, Alexandre Filomeno. Segundo ele, a ideia surgiu por causa da Copa do Mundo de 2014, quando Fortaleza será uma das cidades-sedes, e devido a necessidade de uma ampla rede hoteleira para abrigar o grande fluxo de pessoas que será atraída pelo megaevento.

Reforma

No entanto, para que isso ocorra o prédio terá que passar por ampla reforma. Difícil passar pelo local e não reparar naquela histórica e bela edificação, que se encontra com aspecto de abandono. Boa parte da população não sabe, mas muitas famílias residem ali. Fora os pontos comerciais que funcionam no térreo do prédio. Katil Pinto Batista, 59, que há dez anos mantem um comércio no local, é também antiga moradora. Ela conta que chegou no prédio ainda em 1970, onde morou durante muitos anos. Depois saiu, ficou um tempo em Sobral, mas ao retornar não pensou duas vezes e voltou para lá.

"Eu gostei tanto daqui que voltei. Esse é o melhor local do mundo para se morar. Apesar de velho, o prédio é muito bom. Se não tivesse esses meninos de rua aqui seria um sonho". Hoje, seu filho é quem reside no local.

De fato, quem escolheu o local como morada não se arrepende. A não ser pela falta de reformas, que praticamente nunca existiram, e de alguns "mirins" que vagueiam pelas proximidades, todos elogiam o prédio. O administrador Cléber de Oliveira, 38, que trabalha num salão de beleza do térreo, observa que o comentário que corre é que o edifício será tombado. Outros já dizem que será reformado. Mas, de concreto mesmo, ninguém sabe nada.

A estrutura preocupa não apenas moradores, mas os proprietários. Prova disso é que a administração mandou colocar, recentemente, uma estrutura ao redor do prédio. Em breve será fixada uma rede de proteção. O objetivo é proteger pedestres e veículos dos pedaços de marquise que comumente caem nas calçadas e varandas dos moradores. "Fizemos isso por medidas preventivas, porque se acontecer algum incidente a responsabilidade é nossa", esclarece o síndico Alexandre Filomeno.

Sem querer revelar os projetos futuros, ele adianta apenas que "possivelmente sairá um novo empreendimento de lá". Defende que a família tem interesse em reformar o espaço. Apesar de relutar, ele revela que o edifício poderá voltar a ser um hotel. "Não podemos deixar um patrimônio daquele parado", diz.

Alexandre diz que o prédio foi construído pela família Filomeno Gomes, no fim dos anos 40 e concluído em 1951. A última reforma ocorreu em 1980. Ainda assim, ele garante que internamente ele está toda reformado. "Está muito feio externamente, mas a parte elétrica funciona perfeitamente. E mesmo feio é um prédio que chama atenção pela sua beleza".

Fonte: Cidades/ Diário do Nordeste

2 comentários:

aragonez disse...

Há quantos está assim o velho prédio?Aquilo que vem de outras mãos não tem o cuidado delas

aragonez disse...

É lamentávellllllll