sexta-feira, 25 de março de 2011

Litoral Leste: audiência discute parques eólicos

A implantação de parques eólicos será o tema da discussão em audiência pública hoje, a partir de 9h, na Câmara Municipal deste Município. Organizações Não Governamentais, ambientalistas e vereadores de Icapuí se unem à sociedade civil organizada para tratar dos procedimentos de instalação das usinas eólicas nesta área do litoral.

A intenção é evitar que as instalações causem impactos ao meio ambiente, como a destruição de dunas, falésias, impedimento de aves migratórias e a composição paisagística de um dos litorais mais bonitos do Nordeste. Cerca de cinco empresas pretendem investir mais de R$1 bilhão em parques eólicos somente em Icapuí. Sem se dizerem contra as usinas eólicas, vereadores proponentes da audiência querem discutir as formas como serão instaladas, para evitar problemas ambientais como os já verificados em Aracati.

O Ceará tem um dos maiores potenciais eólicos do Nordeste. Diante do fator renovável e "limpo" da energia elétrica a partir da energia eólica, várias empresas tem investido nesse mercado, com o apoio do Governo do Estado. Assim como em Aracati, a mobilização de caráter popular que se inicia em Icapuí não se propõe a ser contrário à atividade eólica.

"O que nós queremos é que as instalações gerem o menor impacto possível para o meio ambiente e as comunidades que vivem no entorno. Assim, não concordamos com uma proposta que queira se apropriar dos espaços de praia comprometendo a sustentabilidade do lugar", afirma o vereador Lacerda Filho.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: