sexta-feira, 25 de março de 2011

Teresina terá Jardim Botânico

A Prefeitura de Teresina vai criar o primeiro jardim botânico no Piauí. O espaço onde hoje funciona o Parque Ambiental do bairro Mocambinho, na zona Norte, foi cedido hoje (15) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a Prefeitura executar o projeto. A solenidade contou com a presença do prefeito Elmano Férrer e do superintendente do IBAMA no Piauí, Romildo Mafra.

O prefeito Elmano Férrer destacou a importância da área de 36 hectares para a prática de esportes e lazer na capital e frisou que o novo jardim botânico será referência para estudantes que desejam conhecer a flora e a fauna brasileira.

"Nós discutimos a viabilidade desse projeto desde o passado. Teresina precisa de uma área verde que seja referência para a população apreciar, praticar esportes e ter uma vida mais agradável e nós vamos transformar o Parque Ambiental do Mocambinho em um verdadeiro Jardim Botânico. Vamos buscar parcerias principalmente com as duasUniversidades Públicas, a UFPI e a Uespi que são duas grandes instituições de pesquisa," enfatiza o prefeito.

As intervenções no parque do Mocambinho já foram elaboradas pela Secretaria Municipal de Planejamento. O projeto prevê a construção de laboratório de botânica, pista para caminhada, trilhas, espaço para estudos e ampliação do Museu de História Natural que já funciona no espaço.

O projeto será discutido com a engenheira florestal Maria Lúcia Moreira, integrante da rede nacional de jardim botânico, que, durante a solenidade de cessão, apresentou palestra sobre a importância das áreas verdes para o bem estar da população.

O evento contou ainda com a Palestra da Botânica Maria Lúcia Moreira, da Rede Nacional de Jardins Botânicos, que falou sobre o processo e as fases de implantação de Jardins em áreas verdes, comentando sua experiência em implantações em diversas cidades do país.

Jardins Botânicos são áreas protegidas, constituídas, no seu todo ou em parte, por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação da flora regional, acessível ao público, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente. Atualmente existem 29 Jardins botânicos no País.

Fonte : SEMCOM/ PMT

Nenhum comentário: