domingo, 2 de dezembro de 2007

Audiencia Pública sobre Áreas Verdes de Fortaleza

Na próxima 2ª feira, às 9hs da manhã na Camara Municipal haverá audiencia pública sobre a situação das Áreas Verdes de Fortaleza. Com a palavra a Administração Municipal que absolutamente nada aplicou dos recursos orçamentários disponíveis para implantação de praças e parques, no corrente ano de 2007.

No Seminário sobre Áreas Verdes, ocorrido em 19/11/2007, no Auditório Castelo Branco, a Profª Vanda Claudino Sales, geógrafa, demonstrou que o município de Fortaleza dispõe de apenas 1,7% de seu território como área verde. Por outro cálculo, disse ela, chega-se a 3 metros quadrados de área verde por habitante, em Fortaleza, quando a ONU recomenda 12 metros quadrados. Para agravar a situação, ela informou que os parques da cidade não têm delimitação respeitada, seus terrenos nem todos foram desapropriados. Assim, os proprietários, não pagos, constróem e/ou depredam.

A Promotora de Justiça Maria Jaqueline Faustino de Souza expôs sobre a função social das cidades: habitar, trabalhar, deslocar-se e recrear-se(Carta de Atenas/ 1933). Disse que o direito à cidade efetiva-se quando há vida com dignidade, direito ao trabalho e à moradia. Conforme sua pesquisa, a função ambiental da cidade torna-se realidade quando há áreas verdes e equipamentos públicos. As áreas verdes desempenham função importante no equilíbrio do meio ambiente urbano, em face da cobertura vegetal de que são dotadas. Tais áreas "destinam-se ao lazer e à convivência social, com a presença de poucas edificações".

Vejam também informações do blogspot do Jornalista Ademir Costa, do Movimento PRO PARQUE http://ademircosta.blogspot.com/

Nenhum comentário: