sábado, 15 de dezembro de 2007

Geopark Araripe ainda aguarda sua transformação em Programa de Governo

Há aproximadamente 6 meses atrás, foi iniciada uma rodada de apresentações ao Governo do Estado, do significado do Geopark Araripe, para a história do planeta Terra e da origem da evolução da vida e o que levou ao seu credenciamento pela UNESCO, em Setembro/ 2006. Além do incomensurável significado regional desta proposição para o Cariri e Bacia Sedimentar do Araripe, como um forte indutor de desenvolvimento regional sustentável, por conta se suas incontáveis interfaces com a atividade economica.

Por conta deste conteúdo, o próprio Governador do Estado Cid Gomes resolveu transformar esta proposição em um dos principais programas de governo, vinculando ao Programa Cidades do Ceará, que tem como polo piloto a região do Cariri. E determinou retomada imediata da consolidação da proposta às diversas Secretarias de Estado que estariam envolvidas com estas diretrizes.

Seis meses são quase passados e nenhuma das recomendaçõe do Sr. Governador do Estado, não é sequer iniciada. O Inventário de Tombamento dos Geotopes do Geopark Araripe que deveria estar pronto até meados de Novembro/ 2007, nas palavras do próprio Sr. Governador, na ocasião do recebimento do Premio Rodrigo Melo Franco de Andrade, em Outubro/ 2007, no Teatro nacional Claudio Santoro, em Brasília, pelo Ministro Gilberto Gil, sequer foi iniciado, apesar da equipe deste blogspot do Plano de Ordenamento e Estruturação do Geopark Araripe o ter encaminhado à SCT/ Secretaria da Ciencia e Tecnologia e à Reitoria da URCA, juntamente com os Termos de Referencia do Inventário, orientados pelo Prof. Romeu Duarte/ IPHAN, no início de Outubro/ 2007. Causa perplexidade esta situação.

Nenhum comentário: