quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Mais de um bilhão de árvores para o planeta Terra


Mais de um bilhão de árvores foram plantadas desde o ano passado dentro de um programa para reflorestar o planeta. O projeto é da Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A notícia é do blog do Edouard Stenger.

O plantio foi feito para mitigar os impactos do aquecimento global. As árvores absorvem carbono, reduzem a sensação de calor no solo, equilibram o clima e contém o avanço dos desertos. É uma mensagem importante para as delegações que se reúnem em Bali para debater medidas contra o aquecimento global. Estima-se que o desmatamento (principalmente no Brasil) seja responsável pelo desaparecimento de 13 milhões de hectares de florestas por ano. A campanha foi inspirada no modelo de plantio criado pela professora queniana Wangari Maathai, que ganhou o Nobel da Paz em 2004.

Reproduzido do http://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/

Esta lição tem que ser apreendida pelo Estado do Ceará e pelos 184 municípios que o compõem. Esta no Semi Árido brasileiro, localizado na faixa equatorial e isto indica que as mudanças climáticas, em processo, no afetarão diretamente. Há previsões que a temperatura regional poderá aumentar, em determinados períodos, nos próximos anos, em 4º Celsius, em nossa região, nos próximos 5 anos.

Imagem de Alameda no Parque do Rio Cocó, em Fortaleza, uma situação de grande fragilidade ambiental, constantemente agredida pelo crescimento urbano e predação continuada. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: