quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Lixo e vegetação invadem canais e riachos da cidade


Esta a manchete de hoje, no Caderno CIDADE, Diário do Nordeste. Embora a Prefeitura Municipal de Fortaleza garanta que sistematicamente vem realizando a limpeza dos canais e riachos da cidade, a situação de fato é extremamente grave e mostra o descaso com o qual a Administração Municipal tem para o meio ambiente no contexto urbano.
Segundo a mesma repostagem: "Com os canais e riachos cheios de lixo, a chegada das chuvas é um alerta para a população e para o poder público. Diversos mananciais da Cidade, em áreas onde é comum acontecer inundações e alagamentos, estão tomadas por lixo, vegetação e entulho.A pior situação, no entanto, acontece no Canal do Jacarecanga, com tanto lixo que a quantidade de água que circula não é suficiente para escoá-lo".
E segue: "Outro local crítico, é o canal do Riacho Maceió, na Varjota. Lá, mesmo com garis da Prefeitura de Fortaleza realizando a limpeza externa, ainda existe grande acúmulo de entulho. Em longo prazo, pode causar o entupimento de bocas-de-lobo e alagamentos na área mais próxima do Mucuripe, a exemplo do que aconteceu no ano passado, quando o asfalto ruiu por conta das chuvas.No canal do Riacho Pajeú, no Centro da cidade, o volume de água que circula é infinitamente menor do que a quantidade de lixo acumulada dentro do canal".
Com a palavra a Srª Prefeita Municipal e os Srs. Secretários Executivos Regionais, que no momento só tem olhos para o Reveillon das Arábias", que irá se realizar no Aterro do Ideal Clube e em alguns pontos da cidade.
Este blogspot, ainda pergunta: onde está escondida a nossa proposta do PARQUE RACHEL DE QUEIROZ, a ser consolidado em 21 bairros da Zona Oeste de Fortaleza, em atendimento às demandas de espaços públicos e verde de uma população de mais de meio milhão de habitantes? Será que este assunto não pode ser uma prioridade municipal?

Imagem do estado atual do Riacho Jacarecanga, publicada no Diário do Nordeste, de 27/12/ 2007, na reportagem com o mesmo título desta postagem. Fotografia de Kid Júnior. Utilizada únicamente para divulgação.

Nenhum comentário: