domingo, 16 de dezembro de 2007

O que virá depois do Protocolo de Kioto?


Com um dia de atraso, já que Conferencia das Nações Unidas sobre o Clima, deveria ter se encerrado na 6ª feira, passada, as delegações dos 189 países reunidas na plenária de um resort de luxo em Bali conseguiram chegar a um consenso. Aprovaram o texto que estabelece as bases para um novo acordo capaz de combater as mudanças climáticas. O documento, na linguagem cifrada dos diplomatas, estabelece os prazos para os próximos encontros até a provável assinatura do acordo final, em 2009, em Copenhague.

Esse tratado vai substituir, a partir de 2012, o Protocolo de Kioto, hoje o único acordo internacional para reduzir as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global.O documento, informalmente batizado de "mapa do caminho", deveria ter saído na noite de sexta. Mas só foi costurado no meio da tarde de sábado.

O texto final só foi aprovado depois que os Estados Unidos, que obstruíam qualquer tentativa de fechar o texto, recuaram em suas posições no meio da tarde de sábado. "É um momento decisivo para mim epara meu mandato", disse o coreano Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU (foto) que fez uma viagem especial a Bali para apressar as negociações.

Nenhum comentário: