sábado, 15 de dezembro de 2007

Carta aberta contra o obscurantismo em Fortaleza

Trabalhando com toda a garra de um recém formado, nesta data de hoje, 15 de Dezembro de 2007, quando completa 100 anos de idade e, 73 anos de profissão, dedicados unicamente em compor uma nova maneira de reinventar o mundo, o Arquiteto Oscar Niemeyer, tem sua trajetória e seu traço criador reverenciados em todo o mundo, deste o início do ano corrente de 2007.
São exposições no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Niterói, Curitiba e Paris; são comendas enviadas por vários governos através de visitas oficiais de seus embaixadores; são registros de suas obras em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Paris, Constantine, Argel, Istambul; são lançamentos de livros, videos, filmes; são centenas de reportagens, capas de revista e reedições, compondo um contexto de eventos globais ainda não dimensionado. O mundo inteiro hoje tem um assunto único em pauta comum: os 100 anos do Arquiteto Oscar Niemeyer.

E enquanto cidades aguardam seus mais novos traços, que contribuirão para as consolidar como lugares de referencia internacional como Avilés, no Norte da Espanha, temos aqui, nesta Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, capital desta incrível província do Ceará, o nosso Niemeyer, o Museu do Mar, a única proposição do arquiteto fincada, nas águas do Atlântico, por exigência dele próprio, guardado a sete chaves, em alguma gaveta dos projetos perdidos da administração estadual. O obscurantismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, expressado pela Srª Prefeita Municipal, colocou obstáculos à esta realização.

E "nem um pio" sobre o assunto e sobre esta atitude equivocada atitude, em uma cidade, em busca consolidar uma imagem e visão de futuro próprias e, que diz estar na disputa para ser um dos grandes destinos internacionais de turismo e cultura.

Arquiteto José Sales

Um comentário:

artz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.