segunda-feira, 18 de maio de 2009

Maracanaú vai à Africa do Sul

No dia 31 deste mês, nas Bahamas, a Fifa anunciará a lista das 10 cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. Fortaleza é uma das candidatas, com fortes chances de incluir-se nessa relação. Fala-se que para Fortaleza viria uma seleção de ponta, isto é, uma que já tenha sido campeã.

Mas, enquanto governadores, prefeitos e outros políticos e grandes grupos econômicos nacionais e estrangeiros fazem lobby a favor de suas cidades, há, trabalhando em absoluto silêncio, quem se esforça para colher dividendos da Copa 2014. É o caso do prefeito de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, Roberto Pessoa. Ele viajará em junho para a África do Sul, sede da Copa do Mundo de 2010 e da Copa das Confederações deste ano, que começará no dia 14 do próximo mês.

Com Pessoa irá o arquiteto Fausto Nilo. Ambos têm a mesma idéia: transformar Maracanaú em um Centro de Treinamento das seleções que jogarão em Fortaleza e fazer da cidade foco de interesse da mídia internacional. Roberto Pessoa e Fausto Nilo aproveitarão a Copa das Confederações para 1) conhecer os centros de treinamento construídos pelos africanos para esse torneio, 2) observar os erros e acertos dos projetos urbanísticos e arquitetônicos e 3) tentar replicar tudo isso no espaço geográfico de Maracanaú. A Copa do Mundo, além de megaevento esportivo, é um grande acontecimento turístico.

Nenhum comentário: