quarta-feira, 13 de maio de 2009

Na Câmara de Fortaleza, o vereador João Alfredo (PSol) é membro da comissão de Meio Ambiente e presidente da Frente Parlamentar Ambientalista. Especificamente para as áreas verdes, ele está trabalhando em duas ações. A primeira é um projeto de lei que propõe a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Dunas do Cocó. A segunda é o mapeamento de áreas verdes da Capital, para elaborar um documento e, até o fim do ano, encaminhá-lo aos órgãos ambientais, para que possam tomar providências. De acordo com João Alfredo, o projeto de lei tem o propósito de criar uma unidade de conservação para proteger os 15 hectares que ainda existem ali e estão foram do Parque Ecológico do Cocó. Fica entre as avenidas Sebastião de Abreu, Padre Antônio Tomás, o Parque do Cocó e a Cidade 2000. “Existe um embate muito difícil na Câmara. Por incrível que pareça, o projeto teve aprovação fácil e rápida na comissão de Legislação, mas está com dificuldade de ser aprovado no mérito pela comissão de Meio Ambiente”.

Na opinião de Antônio Melo, 30, que mora nas proximidades, nas Dunas do Cocó habitam várias espécies de animais e, havendo desmatamento, haverá desequilíbrio no ecossistema. Por isso, ele sugere que o local se torne uma Área de Preservação Ambiental (APA). Segundo Antônio, podem existir passeios ecológicos, a fim de integrar a população ao meio ambiente.

Com relação ao mapeamento, o vereador defende que, onde não existe Unidade de Conservação (UC), a Prefeitura tem de urbanizar, criando espaços para a comunidade, o que inclui parques, praças e jardins. Várias áreas verdes já foram visitadas. Entre elas, o Pulmão Verde do Siqueira, a Sabiaguaba e o Parque Raquel de Queiroz. “A nossa intenção é mapear a siuação das áreas verdes durante todo esse ano”, diz João Alfredo.

Nenhum comentário: