quarta-feira, 13 de maio de 2009

Prioridade é oficializar Unidades de Conservação já existentes

Se até 2011 a Área de Preservação Ambiental (APA) de Sabiaguaba e o Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba não tiverem plano de manejo para oficializá-las, elas deixam de existir no papel. No entanto, a Prefeitura de Fortaleza garante que o documento estará pronto em 2010.

Enquanto ambientalistas defendem a criação de mais Unidades de Conservação (UCs) em Fortaleza, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) afirma que, por enquanto, não há projeto de criação de novas UCs. Neste momento, a prioridade é regulamentar as que já existem sob responsabilidade do Município: a Área de Preservação Ambiental (APA) de Sabiaguaba e o Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba.

Criadas no dia 20 de junho de 2006, estas unidades têm prazo de cinco anos para implementação. Para isso, a Prefeitura precisa elaborar o plano de manejo das duas áreas. Se até 2011 isso não for feito, elas deixam de ser UCs. Mas, de acordo com a coordenadora de política ambiental da Semam, Mara Calvis, o plano será elaborado até 2010. Segundo ela, a base legal será o novo Plano Diretor de Fortaleza, que já contempla as duas áreas, determinando inclusive a preservação e o que pode ou não ser feito pela construção civil. “Até 2010, teremos o plano de manejo, que oficializa as áreas”.

Conforme Mara Calvis, a APA de Sabiaguaba e o Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba já estão sendo pensados para o futuro, pois estão previstos no Plano Diretor com essa visão de desenvolvimento sustentável, para que as pessoas construam, mas também preservem ao mesmo tempo. “Com a APA de Sabiaguaba e o Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba já estamos construindo um futuro. O que nós temos hoje é pouco, concordo. O que existe precisa ser preservado, mas não dá para criar Unidades de Conservação onde não temos ambiente adequado”, afirmou Mara. Por isso, ela defende a realização de um estudo que defina os locais com potencial para ser Unidade de Conservação. De acordo com ela, estas áreas verdes estão próximas a lagoas, que têm sido alvo de ações de limpeza pela Prefeitura.

Matéria da série Meio Ambiente no Município de Fortaleza, realizadas pela Jornalista Lucinthya Gomes, em publicação pelo Jornal O POVO.

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa encontrei seu blog por acaso tbm achei um outro blog mais esse era pra divulgação
se puder entra la e da uma olhadinha eu to seguindo la segui tbm!!!