segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Fortaleza amarga o caos urbano ²


CRITICAS AO ANTEPROJETO ¹


  1. Não houve efetiva participação da sociedade no processo de discussão e elaboração do Plano Diretor e nem de arquitetos e urbanistas locais.

  2. A minuta do Plano não traz as referências e o embasamento para a compreensão da estruturação urbana e do modelo de cidade, ou seja, o que levou à alteração do zoneamento existente, como por exemplo, a definição das áreas de recuperação ambiental

  3. O microzoneamento desconsidera o bairro como unidade de planejamento. O Centro é desconsiderado como zona específica.

  4. Há dificuldade para a identificação dos critérios adotados para as três categorias de Zonas Especiais de Interesse Social propostas, uma vez que a minuta inclui trechos das áreas do Centro e da faixa litorânea e omite algumas áreas efetivamente ocupadas por populações de baixa renda, carentes de planejamento e infra-estrutura urbana.

  5. A minuta não segue a recomendação do Estatuto da Cidade no que diz respeito às referências aos vazios urbanos, equipados e com infra-estrutura e qualificação logística, que poderiam ser utilizados para realização de operações urbanas consorciadas, como o Jacarecanga e orla central.

  6. O documento não faz referência aos eixos de mobilidade (ferroviários, metroviários, rodoviários, sistema viário) e às centralidades (Antônio Bezerra, Aldeota/Meireles, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Benfica, Parangaba/Montese, Messejana, Seis Bocas) para a estruturação urbana.

  7. Falta integração com a Região Metropolitana.

¹ Apresentado pela SEPLA/ Secretaria do Planejamento Municipal em substituição às proposições anteriores compostas por professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/Centro de Tecnologia UFC e técnicos da própria Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Reportagem da Jornalista Iracema Sales do Jornal Diário do Nordeste, com data de hoje 10/ Novembro/ 2008. Reprodução unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Imagem das imediações do Parque Parreão, ao lado da Rodoviária. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: