quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Jaime Lerner analisa: residencias no Centro beneficiarim comércio


Arquiteto afirma que ações de requalificação devem ser tomadas pelo poder público em parceria com comércio e sociedadeAs relações entre o comércio e as cidades foi o tema da palestra realizada ontem pelo arquiteto paranaense Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, que encerrou o Ciclo de Palestras 50 anos CDL Fortaleza. Ele acredita que a solução adequada para, por exemplo, revitalizar e requalificar o Centro de Fortaleza e melhor sua divisão espacial é o retorno das residências no bairro e a instalação de instituições de ensino no local.


“É essencial que se volte a morar no Centro porque é só com gente vivendo que traz essa revitalização. Também é muito importante trazer o jovem pra cá, através de instituições de ensino.A área central da cidade tem uma atividade comercial muito forte, mas passa 14 horas sem nenhuma movimentação. Uma ação neste sentido precisa ser realizada pelo poder público, em parceria com o comércio, entidades civis e quem for necessário para formar equação de co-responsabilidade”, argumentou Lerner.


No Brasil, após a metade do século passado, os moradores das grandes cidades se afastaram dos centros. Agora, segundo o arquiteto, o que se percebe é um movimento de retorno. “No Rio de Janeiro, por exemplo, estão trazendo a vida noturna de volta ao Centro, com programações culturais. As cidades européias são modelo para o mundo todo porque preservaram as casas no Centro”. Lerner descarta qualquer possibilidade de disputa de espaço entre comerciantes e moradores, caso houvesse parte da população de Fortaleza retornasse ao bairro. “Sempre houve uma boa convivência entre comércio e residências. O retorno das casas não atrapalharia os lojistas, pelo contrário, os estabelecimentos ficariam abertas por mais tempo”, garantiu.

O Arquiteto Lerner também sugeriu em sua palestra, que no Centro de Fortaleza sejam instaladas instituições de ensino superior, pois estas seriam outras novas ancoras de requalificação deste setor da cidade.

Nenhum comentário: